quarta-feira, 17 de junho de 2015

BANCOS DESATIVAM CAIXAS ELETRÔNICOS



Estudante Daniel da Silva tentou utilizar um terminal do BB, sem êxito, e reclamou da desativação
Estudante Daniel da Silva tentou utilizar um terminal do BB, sem êxito, e reclamou da desativação
Um acordo entre as instituições bancárias e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para retirar os caixas eletrônicos com bandeiras próprias (como Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, por exemplo) de supermercados e estabelecimentos comerciais tem causado surpresas negativas a diversos clientes. Em Natal, a maioria dos terminais já foi desativada. Agora, quem optar por fazer serviços fora das agências físicas, só poderá realizá-los nas tecnologias do Banco 24h. No caso de extratos e saldos, o cliente  também pode usar os canais online/tefelefônicos. De acordo com o Sindicato dos Bancários do RN, o novo sistema não beneficiará os usuários e pode resultar em aumento significativo de demanda e filas.
Foto: Adriano Abreu

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários, Gilberto Monteiro, a expectativa é que até 2017 a mudança seja implementada por completo em todas as regiões do país. No entanto, ele vê com receio tal modificação. “Isso foi uma negociação entre os bancos para dividir os custos dos serviços. Mas, não sabemos se a empresa, PecBan [que gerencia o Banco 24h], vai ter força para bancar a demanda. Para o cliente, as mudanças, neste momento, não vão ser boas. E teremos um aumento no fluxo de atendimento das agências. No futuro, contudo, a promessa é que não sejam cobradas tarifas de uso além dos pacotes tradicionais de taxas”, comentou.

Ainda de acordo com o diretor, houve também “pouca divulgação” da mudança por parte das instituições bancárias. “Já procuramos informativos na Febraban e no próprio Banco Central, mas, a verdade, é que foi muito pouco difundida a notícia”, declarou. Ontem (15), a equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu as principais redes de supermercados da capital e conversou com os usuários de serviços bancários.

Nos três estabelecimentos comerciais visitados, em apenas um o Banco 24h já está em pleno funcionamento, assim como ainda permanece um caixa eletrônico do Bradesco. Em outro, um informativo avisa que os terminais serão desativados até o próximo dia 20 de junho. Contudo, as tecnologias já estavam inutilizáveis. E, no terceiro, não haviam mais terminais.

A administradora Cláudia Dutra, de 42 anos, não conseguiu utilizar o caixa eletrônico do Banco do Brasil no supermercado Nordestão, na avenida Prudente de Morais. No local, dos três terminais, apenas um permanecia ligado, mas, sem realizar a leitura dos cartões. “É uma pena. Aqui dava muito mais segurança do que nas agências, fora a questão de ter estacionamento, e eu conseguia fazer tudo”, disse ela.

O estudante Daniel da Silva, de 20 anos, conseguia utilizar o terminal do Bradesco, ainda em operação, mas, compartilha a mesma opinião de Cláudia. “Vai prejudicar muito, porque vamos ter que rodar mais. As filas vão ser maiores”, pontuou.

No supermercado Carrefour, na BR-101, em Candelária, a situação encontrada pela reportagem foi distinta. Em pouco tempo no local, diversos clientes demonstraram-se surpresos com a mudança. Apesar do aviso que os caixas eletrônicos permaneceriam funcionando até o próximo sábado (20), os terminais já estavam desativados. “É ruim. Meu cartão não funciona naqueles caixas 24 horas. Então, vai ser péssimo. Invés de evoluir, retrocede”, frisou o pastor Celso Luiz Castro, de 62 anos.

O aposentado Romildo Lima, 67 anos, também procurou o autoatendimento e lamentou o insucesso da ida. “A realidade é que nada vem para ajudar os clientes. O dinheiro é nosso, está no banco, e não conseguimos ter acesso. E o pior é que não dão nenhuma satisfação”, afirmou. No supermercado Extra, na avenida Roberto Freire, zona Sul de Natal, não foram encontrados terminais bancários em funcionamento, apenas uma lotérica.

Banco 24 Horas - como funciona
O autoatendimento Banco 24h funciona como um caixa eletrônico sem bandeira própria, atendendo, atualmente, 32 instituições bancárias. Na capital potiguar, segundo o próprio site do sistema, existem mais de 96 terminais instalados e em plena operação, fixados em postos de combustíveis, supermercados, drogarias e outros estabelecimentos comercias.

Entre os serviços oferecidos, estão opções tradicionais aos caixas eletrônicos de bandeiras únicas, como saques, consulta de saldos e extratos. Contudo, em nem todos é possível realizar transferências, depósitos e ações mais específicas.

Além dos bancos maiores, como BB, Bradesco, CEF, Santander e Itaú, o Banco 24h também contempla instituições regionais – Banco do Nordeste e Banrisul – e financeiras como Sicredi, Losango e Banco Safra. 
F: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário