sexta-feira, 5 de junho de 2015

FESTIVAL GASTRONÔMICO JUNINO ESTÁ DE VOLTA À PRAÇA PEDRO VELHO

Primeiro evento do Circuito 2015 acontece de 18 a 24 de junho, na praça Pedro Velho, com tendas, restaurantes, quiosques de comidas típicas, shows musicais, quadrilhas juninas e a famosa Cozinha Show original, com palestras e chefs preparando pratos ao vivo

O caldeirão do Circuito Gastronômico e Cultural do RN vai incandescer a praça Pedro Velho neste São João. De 18 a 24 de junho, a praça de Petrópolis será o epicentro das tradições culinárias juninas do Nordeste e de todo o Brasil, dentro da programação do II Festival Gastronômico Junino de Natal. O evento abre oficialmente o Circuito dos Festivais e tem patrocínio da Prefeitura do Natal através do Programa Djalma Maranhão de Incentivo à cultura, Unimed, Banco do Brasil, Natal Veículos/Espacial, Majestic Hotel, Arituba Turismo, direção geral de Walde Faraj. O festival tem entrada franca.
Todas as noites, a partir das 18h até 0h da madrugada, a praça estará ocupada de restaurantes de especialidades e quiosques de comidinhas típicas, Cozinha-Show do Circuito Oficial, com chefs preparando pratos nas oficinas ao vivo e pesquisadores conversando sobre temas ligados à culinária nordestina e cultura junina brasileira.  Já estão confirmadas várias ações na tenda, entre as quais a palestra  “A comida e a cultura junina – história”, a oficina “Uma releitura contemporânea de um São João em Família”, oficina-show sobre “Paçoca no pilão e o arroz de leite da terra” e “Canjica nordestina”, bate-papo e oficina sobre “Tradição e o resgate do Filhós”, receita de “Drinques juninos e quentão”, ”Cozinha Funcional”, “Como fazer uma mousse de tapioca e crocante de castanha”, “Oficina de Tapiocas gourmets”, receitas para um “Boteco de São João”, “Oficina moderna de Baião de dois”, entre outros. Este ano, a produção planejou mais de um ponto para compra de pratos típicos de milho e doces locais.

Chefs Sanylle Faraj, Janaina Rueda e diretor do festival Walde Faraj
Participam desta edição chefs, gastrônomos e pesquisadores Adriana Lucena, Débora Sá, Fabiana Dall Onder, Chef Tarcísio, Francisco Gasteasoro Belzarena, François Schimitt, Marina Pantoja, Fernando Gomes, Cacau Wanderley, Sanylle Faraj,  Ana Lima, Rodrigo Santana, Kize Santos e Juliana Barros do Meu Barraco Bistrô, bartender Gheto Hermínio, além de estudantes de gastronomia e técnicos do Senac/Barreira Roxa e UnP – Universidade Potiguar/Laureate.

Também estão programados shows musicais todas as noites, apresentação de quadrilhas e trios de sanfoneiros, atividades culturais diversas, quadrilhas improvisadas e uma “fogueira” cenográfica e decoração com bandeirinhas e balões.

Na praça, estarão com estandes os estabelecimentos da Cozinha da Totoia, Blackitchen, Cachaçaria Ombak, Papillon, tenda dos vinhos e embutidos, Tenda dos drinques, Bar 294, A Cozinharia, Paçoca do Pilão, Aquarela Brasilis da chef Gabriela Sales, Ateliê Culinário da chef Ítala Selda, Edi do Aracajé, Grelha do Circuito, Piazza dei Fiori, Mise en Place, Doceria Sweet cake, drinques, Ana Lima Tapiocaria, Temakeria Go!, ervas Santa Rita e tenda de comida de milho, entre outros. Também será instalada a quitanda de cozinha orgânica sustentável.

“É muito gratificante ver eventos que difundem a gastronomia terem a atenção de um público tão variado como aconteceu com o Festival ano passado. Foi um resgate das festas juninas de rua”, disse a chef Sanylle Faraj, coordenadora gastronômica do evento. O diretor e idealizador dos festivais, Walde Faraj, acredita que este ano o público seja ainda maior que 2014: “Mais de dez mil pessoas passaram pela praça na edição do ano passado, que aconteceu em plena Copa do Mundo. Público variado, desde famílias com crianças, jovens e adultos até turistas brasileiros e estrangeiros que foram conferir um outro formato de festividade de rua típico da cidade. É uma festa diferenciada”.

SERVIÇOS:
II Festival Gastronômico Junino
Praça Pedro Velho (Cívica) de 18 a 24 de junho a partir das 18hs.
Realização: Circuito de Festivais Gastronômicos
Coordenação geral: Walde Faraj (84 99983-0044/98713-2980)
Coordenação Gastronômica: Sanylle Faraj (84 99161-0880)

F: AssCom Fato Novo Comunicação
Dionisio Outeda 84 99974-3839/ 98820-8769/20100517
Fotos: Brunno Martins e Rogério Vital


Nenhum comentário:

Postar um comentário