terça-feira, 2 de junho de 2015

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PROMOVEM ATIVIDADES DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Durante a Semana do Meio Ambiente, em paralelo à programação do Parque das Dunas, o Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) do IDEMA desenvolve atividades nos municípios que compõem as Unidades de Conservação. Confira a programação:

Parque Estadual Mata da Pipa
Nesta quarta-feira, 03 de junho, a gestora da APA, Mariana Gondim e a técnica do NUC, Rafaela Machado promoverão evento realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Tibau do Sul e as Ongs Fundação Pró-TAMAR e ECOMAR. A ação contará com um estande destinado ao Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP) e a Área de Proteção Ambiental Bonfim Guaraíra. Serão apresentados banners e distribuídas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O encerramento se dará com a soltura de tartarugas marinhas.

Área de Proteção Ambiental Piquiri-Una
A Prefeitura do município de Canguaretama, com o apoio do IDEMA, realizará nesta quarta-feira, 03 de junho, a inauguração da atividade do Barco Escola “Caranguejo Uçá” em Barra do Cunhaú, às 9h. A gestora Railene Azevedo participará do evento. Ainda em Barra do Cunhaú, está prevista uma Canoagem Ecológica, às 11h. 

Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais
O NUC/IDEMA, através das gestoras Ana Luísa Moreira e Maria José Olimpio, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente dos municípios de Rio do Fogo, Touros e Maxaranguape promoverão visitas das escolas destes municípios ao Ecoposto da APA Recifes de Corais, onde os alunos participarão do Projeto Aulas de Energia. Além disso, serão agendadas visitas dos alunos para o Parque Eólico de Rio do Fogo e aos Parrachos rasos da APA (Maracajaú e Rio do Fogo), até a sexta-feira, dia 05 de junho.

Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra
Foi realizada nessa terça-feira (02), uma atividade de sensibilização ambiental, promovida pelo gestor Daniel Magalhães, junto a gerente do Ecoposto, Silânea Wanderley, em parceria com alunos e professores das escolas existentes no entorno do Ecoposto. A atividade consistiu na coleta de lixo em um dos pontos de banho da Lagoa do Bonfim seguido por uma oficina de educação ambiental com o objetivo de se refletir sobre a questão dos resíduos sólidos na região a partir da coleta realizada no primeiro momento. Até amanhã, quarta-feira (03), as escolas utilizarão o espaço do Ecoposto para a realização de atividades com seus alunos ligadas a temática ambiental.

Área de Proteção Ambiental Jenipabu
Durante toda a manhã desta quarta-feira (03), o Ecoposto da APAJ receberá professores das escolas municipais das comunidades de Jenipabu, Santa Rita, Campinas/Extremoz e comunidade África. A abertura e recepção aos professores acontecerá às 9h, em seguida, das 9h30 às 11h30h, está prevista uma Trilha Interpretativa do Urubu. As atividades realizadas nesta quarta-feira (3), na APAJ serão desenvolvidas por Fátima Rêgo (Técnica NUC/IDEMA), Carla Baeta (Gerente APAJ), Luiz Hagi (Aux. Adm. APAJ).

Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal
O Programa de Fomento à Criação de Unidades de Conservação Municipal, por meio do NUC/IDEMA, com a participação da técnica ambiental Natália Rodrigues, estará no dia 05 de junho no município de Vila Flor. O município possui um importante fragmento de Mata Atlântica a ser preservado e o IDEMA reforça o diálogo com município para a criação da Unidade de Conservação.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário