RN 203 que liga Barão de Serra Branca a RN 118 em 3 Poerteiras
347 milhões investidos em estradas no Rio Grande do Norte
A governadora Wilma de Faria autorizou na manhã desta terça-feira (30) o início das obras de construção de 403 km de estradas, totalizando investimentos da ordem de R$ 347 milhões. Com mais essas 28 estradas que serão construídas ou reconstruídas em 2010, a maioria delas pequenos trechos que preenchem as necessidades e anseios de muitos interioranos que sofrem em trafegar nas estradas de barro.
Santana do Matos com uma única via de acesso pela 304 em asfalto, e que passou cinco anos em péssimas condições, agora soma-se a outra entrada para a região do seridó, cujo pequeno trecho vinha servindo de citações em gabinetes de senadores e deputados em Brasília. Os tais famosos 11,6 km de Barão de Serra Branca / Entroncamento RN-118 / Três Porteiras (Santana do Matos que custará R$ 8.033 milhões.
Referido trecho em governos anteriores quando equipamentos e máquinas estavam no local para o início das obras, não foi possível porque o prefeito da época demonstrou um “posicionamento dúbio”, foram essas as palavras do governante estadual, justificando a não conclusão da obra e que a cidade de Santana do Matos ficou mais 10 anos com os famosos 11,6 km em barro na RN-118 no trecho que liga a Jucurutu, consequentemente a Caicó, e a toda região do seridó.
Essas dificuldades enfrentadas pelos governos municipais não são agravantes ou penalizações sofridas apenas por Santana do Matos. Coincidentemente dos 28 trechos que estão sendo feitos agora com média de 20 km são todos eles próximos as cidades, principalmente dos pequenos municípios e que por coincidência ou estratégia política, só agora em ano de campanha estão sendo feitos. Espero que nesses outros trechos não tenham episódios igual ao de Santana do Matos, que ao meu ver só diminui as convicções e imagens dos nossos representantes.
São esses os pequenos trechos que ficaram por muitos anos isolando muitos norteriograndenses. Destacando o trecho de Santana, os santanenses não enguliram as explicações ou omissões que por tanto tempo foram impostos como condições de estratégias políticas. Caprichos ou dificuldades administrativas de um governo de estado não se resume ou justifica-se no “posicionamento dúbio” de um prefeito.
Aqui, no pé de serra, no recôncova da caatinga entendemos que essa politicagem é uma prática cancerosa imposta verticalmente pelas lideranças. Ao mostrar o cabresto da não politização, opções e dúvidas levam a essas condições de ficar “Encima do muro” onde geralmente quem sofre as consequencias são os mais pobres.
São esses os pequenos trechos que ficaram por muitos anos espeerando o ano de campanha e que receberam autorização do governo do estado:
– Acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – 29,3 km – R$ 76.399 milhões.
– Acesso ao Distrito Industrial de Baraúna e adequação viária da rodovia RN-015 – 47,8 km - R$ 33.974 milhões.
– Estrada do melão (segundo trecho), entroncamento da BR-304 com RN-015 – 31,8 km – R$ 30.742 milhões.
– Entroncamento RN-406 / RN-118 (Afonso Bezerra / Malheiros) – 34,0 km – R$ 22.516 milhões.
- Alexandria a divisa do Estado com a Paraíba – 6,7 km – 5.878 milhões
- Ligação da RN 177 (Pau dos Ferros) com a BR 405 – 2,7 km – 1.407 milhões
– Pedra Grande / Exu Queimado – 9,89 km – R$ 7.424 milhões.
– Entroncamento da BR-406 com Tubibau – 10 km – R$ 6.587 milhões.
– Viçosa com entrocamento da RN 117 (Picos – Martins) – 6 km – R$ 5.628 milhões.
– Alexandria / Divisa RN/PB – 6,77 km – R$ 5.904 milhões.
– Ligação da RN-177 com a BR-405 (Pau dos Ferros) – 2,8 km – R$ 1.417 milhões.
– RN-075 / RN-117 (Serrinha dos Pintos / Pilões) – 24,5 km – R$ 12.941 milhões.
– Entroncamento BR-405 (Apodi) / Barragem de Santa Cruz – 6,5 km – R$ 4.400 milhões.
– Entroncamento BR-304 / Santuário da Irmã Lindalva – 4,5 km – R$ 4.905 milhões.
– Entroncamento RN-016 / Porto Piató (Assu) – 4,4 km – R$ 2.438 milhões.
– Jucurutu / Serra do João do Vale – 19 km – R$ 26.677 milhões.
– Lagoa Nova / Entroncamento RN-042 (Tupã) – 22,2 km – R$ 9.861 milhões.
– Entroncamento RN-087 / RN-042 (Cerro Corá/São Tomé) – 40,2 km – R$ 30.099 milhões.
– Barão de Serra Branca / Entroncamento RN-118 / Três Porteiras (Santana do Matos) – 11,6 km – R$ 8.033 milhões.
– Contorno de Jucurutu (RN-118) – 3,9 km – R$ 9.812 milhões.
– Contorno de Caicó (RN-288/BR-427 – Estrada do Ferro) – 2,8 km – R$ 2.307 milhões.
– Espírito Santo / Jundiá – 10,3 km – R$ 4.784 milhões.
– Jundiá / Brejinho – 10,7 km – R$ 5.079 milhões.
– Entroncamento RN-064/Canto de Moça/Serrinha/Catombeira/BR-406 – 17,6 km – R$ 8.706 milhões.
– Sibaúma/Barra de Cunhaú (Canguaretama) – 2,3 km – R$ 2.905 milhões.
– Entroncamento BR-101/Zumbi (Rio do Fogo) – 5 km – R$ 2.746 milhões.
– Entroncamento BR-101/Pititinga (Maxaranguape) - 3,9 km – R$ 1.862 milhões.
– Entroncamento BR-304 (CIA Parnamirim)/Bairro Planalto – 7,6 km – R$ 7.639 milhões.
– Ceará Mirim/RN-160 (Estivas/Araçá) – 23,5 km – R$ 8.767 milhões.
– Entroncamento RN-063/Praia de Barreta/Malembá – 3,8 km – R$ 2.332 milhões.
Santana do Matos com uma única via de acesso pela 304 em asfalto, e que passou cinco anos em péssimas condições, agora soma-se a outra entrada para a região do seridó, cujo pequeno trecho vinha servindo de citações em gabinetes de senadores e deputados em Brasília. Os tais famosos 11,6 km de Barão de Serra Branca / Entroncamento RN-118 / Três Porteiras (Santana do Matos que custará R$ 8.033 milhões.
Referido trecho em governos anteriores quando equipamentos e máquinas estavam no local para o início das obras, não foi possível porque o prefeito da época demonstrou um “posicionamento dúbio”, foram essas as palavras do governante estadual, justificando a não conclusão da obra e que a cidade de Santana do Matos ficou mais 10 anos com os famosos 11,6 km em barro na RN-118 no trecho que liga a Jucurutu, consequentemente a Caicó, e a toda região do seridó.
Essas dificuldades enfrentadas pelos governos municipais não são agravantes ou penalizações sofridas apenas por Santana do Matos. Coincidentemente dos 28 trechos que estão sendo feitos agora com média de 20 km são todos eles próximos as cidades, principalmente dos pequenos municípios e que por coincidência ou estratégia política, só agora em ano de campanha estão sendo feitos. Espero que nesses outros trechos não tenham episódios igual ao de Santana do Matos, que ao meu ver só diminui as convicções e imagens dos nossos representantes.
São esses os pequenos trechos que ficaram por muitos anos isolando muitos norteriograndenses. Destacando o trecho de Santana, os santanenses não enguliram as explicações ou omissões que por tanto tempo foram impostos como condições de estratégias políticas. Caprichos ou dificuldades administrativas de um governo de estado não se resume ou justifica-se no “posicionamento dúbio” de um prefeito.
Aqui, no pé de serra, no recôncova da caatinga entendemos que essa politicagem é uma prática cancerosa imposta verticalmente pelas lideranças. Ao mostrar o cabresto da não politização, opções e dúvidas levam a essas condições de ficar “Encima do muro” onde geralmente quem sofre as consequencias são os mais pobres.
São esses os pequenos trechos que ficaram por muitos anos espeerando o ano de campanha e que receberam autorização do governo do estado:
– Acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante – 29,3 km – R$ 76.399 milhões.
– Acesso ao Distrito Industrial de Baraúna e adequação viária da rodovia RN-015 – 47,8 km - R$ 33.974 milhões.
– Estrada do melão (segundo trecho), entroncamento da BR-304 com RN-015 – 31,8 km – R$ 30.742 milhões.
– Entroncamento RN-406 / RN-118 (Afonso Bezerra / Malheiros) – 34,0 km – R$ 22.516 milhões.
- Alexandria a divisa do Estado com a Paraíba – 6,7 km – 5.878 milhões
- Ligação da RN 177 (Pau dos Ferros) com a BR 405 – 2,7 km – 1.407 milhões
– Pedra Grande / Exu Queimado – 9,89 km – R$ 7.424 milhões.
– Entroncamento da BR-406 com Tubibau – 10 km – R$ 6.587 milhões.
– Viçosa com entrocamento da RN 117 (Picos – Martins) – 6 km – R$ 5.628 milhões.
– Alexandria / Divisa RN/PB – 6,77 km – R$ 5.904 milhões.
– Ligação da RN-177 com a BR-405 (Pau dos Ferros) – 2,8 km – R$ 1.417 milhões.
– RN-075 / RN-117 (Serrinha dos Pintos / Pilões) – 24,5 km – R$ 12.941 milhões.
– Entroncamento BR-405 (Apodi) / Barragem de Santa Cruz – 6,5 km – R$ 4.400 milhões.
– Entroncamento BR-304 / Santuário da Irmã Lindalva – 4,5 km – R$ 4.905 milhões.
– Entroncamento RN-016 / Porto Piató (Assu) – 4,4 km – R$ 2.438 milhões.
– Jucurutu / Serra do João do Vale – 19 km – R$ 26.677 milhões.
– Lagoa Nova / Entroncamento RN-042 (Tupã) – 22,2 km – R$ 9.861 milhões.
– Entroncamento RN-087 / RN-042 (Cerro Corá/São Tomé) – 40,2 km – R$ 30.099 milhões.
– Barão de Serra Branca / Entroncamento RN-118 / Três Porteiras (Santana do Matos) – 11,6 km – R$ 8.033 milhões.
– Contorno de Jucurutu (RN-118) – 3,9 km – R$ 9.812 milhões.
– Contorno de Caicó (RN-288/BR-427 – Estrada do Ferro) – 2,8 km – R$ 2.307 milhões.
– Espírito Santo / Jundiá – 10,3 km – R$ 4.784 milhões.
– Jundiá / Brejinho – 10,7 km – R$ 5.079 milhões.
– Entroncamento RN-064/Canto de Moça/Serrinha/Catombeira/BR-406 – 17,6 km – R$ 8.706 milhões.
– Sibaúma/Barra de Cunhaú (Canguaretama) – 2,3 km – R$ 2.905 milhões.
– Entroncamento BR-101/Zumbi (Rio do Fogo) – 5 km – R$ 2.746 milhões.
– Entroncamento BR-101/Pititinga (Maxaranguape) - 3,9 km – R$ 1.862 milhões.
– Entroncamento BR-304 (CIA Parnamirim)/Bairro Planalto – 7,6 km – R$ 7.639 milhões.
– Ceará Mirim/RN-160 (Estivas/Araçá) – 23,5 km – R$ 8.767 milhões.
– Entroncamento RN-063/Praia de Barreta/Malembá – 3,8 km – R$ 2.332 milhões.
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