sábado, 18 de junho de 2011

"MANÉ BORES" LÍDER SANTANENSE, ENTRE OUTRAS METEOROLOGISTA POR ACASO - CRÔNICA IRÔNICA SATIRIZANTE

Mané Bores olhou para o plantio de maniva, levantou os braços com as mãos em gestos firmes, sentiu a friagem da região do “Pelado”, em voz macia quase sussurrando disse:
- Teremos muitas chuvas, um inverno constante e forte! Vamos cortar muita lenha e estoc
ar.

Crônica - Irônica Satirizante 
Por Dutra Assunção

No início do ano destacados agricultores da região serrana em Santana do Matos, vão ao encontro do cacique Mané Bores, morador e proprietário de extensas várzeas e encostas do pé de serra. Vão tomar um café, conversar, tirar suas dúvidas.

Um mais falante se destaca e pergunta: Grande Líder, os pecuaristas da serra e do grande vale e encostas abaixo, estão preocupados, querem saber se este ano chove ou não chove, se o inverno é por igual ou salteado?

O Chefe, raposa velha, matreiro e presunçoso pegou logo o fio da meada. Aprendera com seus antepassados os tradicionais e peculiares segredos indicadores para um bom ano de inverno. Não ia falar o nome METEOROLOGIA, certamente não conseguiria assim de repente, teria que treinar, mas tinha uma saída pra tudo.

Naquele momento, o velho cacique não podia deixar seus conterrâneos sem uma resposta. Ano de eleição, ele tinha interresses em apoiar o futuro prefeito e mais dois vereadores representantes da serra e do grande vale,  não podia e nem queria demonstrar insegurança. Olhou para o plantio de maniva e levantou os braços com as mãos em gestos firmes, sentiu a friagem da região do “Pelado”, em voz macia quase sussurrando disse:
- Teremos muitas chuvas, um inverno constante e forte! Vamos cortar muita lenha e estocar.

No outro dia, preocupado com a “descartada” que deu, telefonou para o Serviço Nacional de Meteorologia na capital para obter mais dados sobre o assunto e torcer pelas informações ditas. Como surpresa ouviu a resposta:

- Sim. "O inverno deste ano será muito forte, vai haver uma alteração na temperatura, um frio rigoroso, inclusive na região da caatinga, mas para confirmar e maiores detalhes ligue daqui a dois dias", disse o metereologista.

O Chefe, ficou mais seguro e reunindo seu povo aconselhou: Devemos brocar todas as várzeas, quem não tiver gado, aluga as pastagens, estoquem  todas as lenhas, tenho quem as comprem, as chuvas serão fortes e o inverno será muito rigoroso.

Dois dias depois, o cacique voltou a ligar e as informações se confirmaram!
- Sim... As pesquisas apontam este ano de inverno muito rigoroso! Afirma o meteorologista.

No mesmo dia, o grande Líder dirigiu-se novamente a seu povo:

- Teremos um ano de muito inverno. Juntem  todo pedaço de lenha que encontrar, temos que aproveitar até os garranchos de juremas.

Na outra semana, ainda inseguro o Grande Líder liga novamente para o Serviço de Meteorologia para obter mais informações.

- Vocês têm certeza que teremos um inverno tão rigoroso assim, como estão afirmando há dias?

- Sem dúvida, responde o meteorologista de plantão. Este ano teremos um frio muito forte, principalmente aí na chapada da serra de Santana. Chuvas, enchentes e muito frio, tudo acima da média dos anos anteriores.

Mais a vontade, curioso e desconfiado Mané Bores se atreve e pergunta: E o que faz vocês terem tanta certeza disso ?


- Meu amigo, este ano os moradores da Serra de Santana estão cortando e catando lenha pra cacete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário