terça-feira, 7 de junho de 2011

TN - NOTAS E COMENTÁRIOS


Agradecimento de Palocci
O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci (PT), telefonou para o deputado Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB na Câmara, ontem à noite, tão logo soube da decisão do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O procurador decidiu arquivar as denúncias da oposição contra Palocci. Ao ligar para Henrique, Palocci disse que fazia questão de agradecer, como cidadão e homem público, o apoio e a solidariedade que recebeu do deputado. Henrique afirmou que não podia ter assumido uma postura diferente da que teve ao ser solidário num momento difícil.

Resposta de Fábio Faria
A assessoria do deputado federal Fábio Faria (PMN) procurou a coluna para apresentar a versão dele sobre reportagem da revista Época que o acusou de receber dinheiro de uma empresa registrada em nome de "laranjas", a "M Brasil Empreendimentos". O deputado Fábio Faria (PMN) afirmou que a doação foi para a  campanha dentro da lei e aprovada pela Justiça Eleitoral. O deputado disse que não houve irregularidade, na arrecadação de R$ 50 mil junto à M. Brasil nas eleições de 2010. "Um grupo interessado em investir no Rio Grande do Norte no setor privado nos procurou, através do seu representante no Estado, oferecendo doação legal à nossa campanha. O comitê eleitoral emitiu recibo, conforme prevê a Lei. Uma doação legal, que está na nossa prestação de contas, aprovada pela Justiça Eleitoral", disse o deputado.

Poder de Temer
 
Do professor de filosofia política da USP, José Janine Ribeiro, em artigo publicado no jornal Valor Econômico: "Nunca antes na história deste país, tivemos um vice-presidente tão poderoso quanto Michel Temer. Outros alcançaram poder depois da Vice-presidência, como João Goulart, José Sarney e Itamar Franco, que se tornaram presidentes graças à renúncia, morte ou impeachment do titular. Mas Sarney e Itamar, como vices, foram apagados".

Fuga do ministro
Após almoço em homenagem ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, no Palácio do Itamaraty, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, se viu numa situação delicada e mobilizou funcionários do Itamaraty para encontrar uma maneira de sair do prédio sem ser abordado pela imprensa. Palocci se preparava para deixar o prédio, depois que Chávez e a presidenta Dilma Rousseff já tinham saído do Palácio, usando a mesma saída privativa. No entanto, os seguranças dos presidentes deixaram o local assim que os chefes saíram, deixando Palocci desguarnecido O ministro orientou o seu motorista, então, para que trocasse de portaria, o que aconteceu por três vezes, para tentar despistar os repórteres. Como havia jornalistas em todas as saídas, ele acabou mandando seu carro para o anexo do Itamaraty, de onde conseguiu sair sem ser abordado pela imprensa.

Microempresa

Deputados e senadores da bancada do Rio Grande do Norte devem participar de uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Eles vão pedir agilidade na votação do projeto que altera a lei geral das micro e pequenas empresas. A iniciativa de sugerir a reunião foi do deputado Henrique Eduardo Alves, ontem, durante reunião promovida pelo Sebrae com parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte. A nova lei geral amplia o teto da receita bruta para adesão ao Simples. "Convoco todos os deputados aqui presentes para irem comigo conversar com o ministro Guido Mantega e descobrirmos qual a razão do atraso na votação. Esse projeto já deveria ter sido aprovado há muito tempo, mas sempre que chega no Ministério da Fazenda, trava", afirmou Henrique Eduardo. Também participaram da reunião os deputados Felipe Maia, Rogério Marinho, a deputada Fátima Bezerra e o senador José Agripino. 

Indicação para o TCE

O deputado Tomba Farias será o relator, na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, do processo que deve homologar a escolha da governadora Rosalba Ciarlini para a vaga de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O nome escolhido pela governadora pode ser anunciado ainda nesta semana. Depois, cabe à CCJ a homologação do indicado. Rosalba Ciarlini fará a escolha a partir da lista tríplice com os nomes dos procuradores Carlos Galvão, Carlos Thompson Fernandes e Luciana Campos.
F: TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário