segunda-feira, 27 de junho de 2011

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO IDEMA CHEGA A SANTANA DO MATOS


Ônibus do projeto ambiental em frente ao ginaásio poliesportivo em Santana do Matos 

Projeto “Minha Cidade, Meu Ambiente” começou nesta segunda-feira (27) e vai até a quinta-feira (30).
A cidade de Santana do Matos recebe de hoje (27) a quinta-feira (30), o projeto “Minha Cidade, Meu Ambiente”, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN). O projeto leva atividades de educação ambiental e trabalha temáticas locais como os sítios arqueológicos da região.

O trabalho da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental forma agentes multiplicadores como professores, supervisores, coordenadores e interessados. Questões como o desmatamento da caatinga, a importância dos sítios arqueológicos, poluição sonora e resíduos sólidos serão tratados em palestras. Haverá também oficinas de reciclagem e confecção de sabão, exibição de filmes temáticos e documentários, além de aula de campo com crianças e adolescentes.

O projeto Minha Cidade, Meu Ambiente foi criado pelo IDEMA para atender municípios que desejam receber trabalho de educação ambiental. O projeto tem o objetivo de disseminar a importância do respeito ao meio ambiente com ênfase nas atividades e conhecimentos locais. Os projetos de educação ambiental do IDEMA são voltados para que os municípios se fortaleçam e passem a ter um contínuo trabalho nesta área.

Fonte: nominuto.com

Nota do Blog ( redacaocajarana.blogspot.com )
Interagindo com professores, segmentos locais e interessados o projeto objetiva, além da dissiminação do programa, conscientizar as pessoas que atraidas pelo programa sirvam de elementos multiplicadores para retransmitir os temas colocados. 

Iteressante seria que representantes políticos locais assimilassem o alcance das intenções do progrma, para que no futuro não deixassem  passar as oportunidades oferecidas e não aproveitadas, iguais ao projeto turístico cultural, sobre as pinturas e gravuras rupestres, onde um sítio arqueológico foi apresentado com possibilidades de um Ponto Turístico Cultural.  Durante dois anos, o projeto foi estudado, programado e apresentado, semi pronto, faltando apenas uma contrapartida da prefeitura  para construir três mataburros e manutenção ( Passar máquinas ) em uma estrada vicinal de seis km até o local.

Verificado depois que o impecilho maior foi o sítio arqueológico, onde seria o ponto turístico ficar a 300 metros de uma casa grande de fazenda, cujo proprietário não era correligionário do prefeito. Aí então, os motivos da preterição, foram outros argumentos que não vale a pena comentar. Evidentemente que esse projeto em execução pelo IDEMA não trabalha essas particularidades da política local. Mas os santanenses têm a obrigação de retomar a possiblidade de questionar nossos potenciais e opinar sobre prioridades, principalmente aquelas que exigem ações e opções não eleitoreiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário