domingo, 5 de junho de 2011

PRESIDENTA CONSULTA LULA PARA TOMAR DECISÃO, AFIRMA JORNAL

Dilma e Lula vêm se encontrando com frequência nos últimos dias  
Dilma e Lula vêm se encontrando com frequência nos últimos dias - Foto Roberto Stuckert/PR

Dilma ouvirá Lula antes de decidir futuro de Palocci, afirma jornal

A presidente Dilma Rousseff vai consultar a opinião de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a respeito da crise envolvendo o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. De acordo com informações do jornal “Folha de S. Paulo”, publicadas na edição deste domingo, ambos combinaram de se encontrar no final de semana para debater o assunto.

Dilma também deve se reunir com outros aliados antes de decidir se demite ou mantém Palocci na chefia da Casa Civil. No Palácio do Planalto, a avaliação geral é que as entrevistas do ministro à Folha e ao "Jornal Nacional", da TV Globo, foram dadas tarde demais.

Após quase três semanas sem falar com a imprensa, Palocci concedeu as entrevistas para dar explicações sobre sua evolução patrimonial. Reportagem da "Folha de S. Paulo", publicada em maio, mostrou que o ministro ampliou seu patrimônio em 20 vezes nos últimos quatros anos.

Lula chegou na sexta-feira ao Brasil, depois de uma viagem a Cuba e à Venezuela. Ele e Dilma tinham combinado conversar durante o fim de semana, algo que tem se tornado rotineiro.

Apoio e críticas

Ontem, o vice-presidente da Republica, Michel Temer, defendeu a permanência de Palocci no cargo e avaliou como “esclarecedoras” as entrevistas concedidas pelo ministro. A oposição, por sua vez, cobra mais explicações e pede a demissão de Palocci.

“A fala dele (Palocci) foi muito útil. Acho que foram eficientes as explicações”, avaliou Temer. "Temos muita confiança nele, no seu desempenho, nas possibilidades administrativas que ele tem de colaborar muitíssimo com o governo federal”, disse Temer ao chegar à Assembleia Legislativa de São Paulo na manhã de hoje para um encontro do PMDB.

Contudo, líderes da oposição afirmaram que apenas a entrevista não esclarece as dúvidas sobre a evolução patrimonial de Palocci. Para o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), as explicações não foram suficientes. “A crise se prolonga e é preciso um paradeiro. Sem explicações convincentes a crise não termina. O governo contaminado perde muito”, afirmou Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário