quarta-feira, 20 de abril de 2011

CONVÊNIOS VÃO PERMITIR A EXPANSÃO DA RAÇA SOINGA NO ESTADO

Secretário Betinho Rosado e Pres da Acosb Diel Figueiredo

Convênios vão permitir a expansão da raça Soinga no Estado

Ao assinar convênios no âmbito da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), com a Associação dos Criadores de Ovinos Soinga do Brasil (Acosb), o secretário da pasta, Betinho Rosado, ressaltou a importância não apenas do ato atendo-se a parte técnica como primordial para o crescimento da raça Soinga a nível de Rio Grande do Norte e, posteriormente, no Brasil.

LEIA MAIS clicando embaixo em Mais Informações.


Betinho Rosado fez questão de ressaltar que, a depender do Governo Rosalba Ciarlini, todo “apoio será dado como forma de fomentar o crescimento da raça por se tratar de uma raça que pode representar muito para a agropecuária do Estado”.

Por seu turno, Betinho ainda observou que será necessário sugerir a Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa), no sentido de “ampliar os estudos a serem realizados pela SAPE através dos seus técnicos que serão colocados a disposição para o estudo técnico, ofertando aos integrantes dessa universidade a idéia de que poderão ser feitos trabalhos científico a partir de monografias e, até mesmo, a nível de pós-graduação como forma de contribuir para o esse melhoramento”.

Para que se tenha uma idéia de como começou o trabalho que culminou com a criação dessa raça foi necessário que o produtor rural e médico veterinário, José Paz de Melo, iniciasse em sua fazenda no Vale do Pajeú pernambucano, o desenvolvimento de uma raça que no seu desenvolvimento fosse possível observar algumas características necessária ao desenvolvimento numa região como a caatinga nordestina.

Essa raça que foi iniciada a partir de alguns cruzamentos que gerou a raça Ingazeira, assim denominada para homenagear a cidade de José Paz, em Pernambuco, “mas eu observei que ainda não era o ideal”.

Daí, o prosseguimento do estudo foi a junção de mais uma raça, a Somalis brasileira, que se chegou ao Soinga. “Mesmo desenvolvida em Pernambuco, foi no Rio Grande do Norte onde esse ovino encontrou um grupo de criadores que se interessou em buscar na raça ovina recém nascida, disposto a investir na criação desse animal e manter a sua genética.

No momento, a raça já tem um rebanho de cerca de 10 mil cabeças e começa a ser conhecida no Brasil a partir da participação desses criadores na Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feínco) que é realizada anualmente em São Paulo e vem a ser a maior feira internacional indoor.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Ovino Soinga do Brasil (Acosb), Diel Figueiredo, sabe-se que numa raça ou tipo em que se busque qualidade de carne, são necessários alguns fatores fundamentais como fertilidade, rusticidade, prolificidade e cobertura uniforme de musculatura, principalmente na região dorso-lombar e de pernil.

Ele observa que a raça Soinga já apresenta bons resultados para os fatores descritos na produção de carne de qualidade, por essa razão, é que estamos iniciando um trabalho direcionado para introduzir cobertura muscular mais fortemente na região traseira do Soinga, uma vez identificado este ponto de não excelência na raça, ao se concretizar esse segmento, teremos uma raça deslanada para produzir carne de qualidade, não somente para os parâmetros regionais, mas também nacionalmente e internacionalmente, concorrendo com qualquer outra carne da espécie ovina.

E continua ressaltando que, no momento em caráter regional, o Soinga é a raça que produz a melhor carne. No entanto, precisamos estar atentos ao futuro, quando o assunto é alimento de qualidade, porque o mercado torna-se cada vez mais exigente, daí a necessidade de produzir carne de qualidade tanto no aspecto de saúde como do sabor.
Em seguida, Diel Figueiredo diz que “não podemos permitir que a raça Soinga perca suas características no cruzamento, o que estamos procurando é introduzir no Soinga, um culote e um quarto traseiro mais volumoso. Os trabalhos de cruzamento se darão com o objetivo de conseguir que os animais Soinga do futuro apresentem o volume de traseiro que desejamos sem perder os outros fatores positivos já existentes na raça”.

José Paz de Melo diz que as raças ingressantes nos cruzamentos foram a Poll-Dorset que tem melhor conformação geral, melhor prolificidade, habilidade materna e qualidade da carne; a Texel onde se encontra Melhor conformidade geral e de posterior o que possibilita melhor convexidade de carcaça; a IIle de France que proporciona melhor ossatura além da Lacoune que tem habilidade materna o que possibilita uma melhor produção de leite.

Continuidade – Para dar continuidade a todo o trabalho desenvolvido até agora é preciso a participação de parceiros no projeto e é isso que está sendo feito a partir da assinatura de convênio de cooperação técnica com algumas entidades e órgãos públicos.

Para isso a Acosb está contando com a participação da UFRN, SAPE, FAZENDA RONDON E A EDITORA TROPICAL, com intuito de desenvolver um projeto inovador no Brasil e no mundo denominado, CCCI, Carneiro da Caatinga com Carcaça Internacional.

O convenio assinado entre ACOSB, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e suas vinculadas vai possibilitar a implantação do Programa de Fomento da Raça Soinga no Estado do Rio Grande do Norte, alem de apoiar e viabilizar com suas vinculadas a continuidade do programa exigido pelo Ministério da Agricultura e da Associação Nacional dos Criadores de Ovino (Arco), que iniciado em 2010, a partir de visitas e assistência técnica mensal aos associados da ACOSB, que esta Identificando, catalogando e registrando o rebanho Soinga no Brasil.

Outro item do convênio foi firmado entre ACOSB, SAPE e Universidade Federal do Semi-árido (Ufersa), para implantação do Programa de Melhoramento Genético, através de Escrituração Zootécnica que abrangerá todo rebanho ovino da raça Soinga no Brasil.

Outro item diz respeito ao apoio e incentivos para implantação da Cooperativa dos Produtores de Ovinos Soinga, que será responsável pela compra garantida da produção e fará a comercialização da carne ovina oriunda dos sócios da ACOSB e cooperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário