Jornal Cajarana após uma pausa de quatro meses retoma suas edições com um novo projeto, veja Editorial e capa da 36ª Edição, sábado, 9, na região central
Editorial
Novo Projeto, novo elenco e novo layout
Durante os últimos quatro meses, o Jornal Cajarana se permitiu dar uma breve pausa. A parada foi necessária para definir um novo projeto, novo elenco e novo layout, com capa e contra-capa coloridas. A partir de agora, teremos a participação dos jornalistas Heloisa Guimarães e Glauber Nascimento, que enriquecem a qualidade deste mensário, produzido por mim, Assis Braga, João Manuel, Modesto Neto, Hudson Araujo, Antoir Mendes e tantos outros que colaboraram nestes últimos três anos.
Foram muitos os obstáculos a serem vencidos, inerentes e tão conhecidos nos meios da comunicação social. Enfrentados com determinação, conseguimos alcançar alguns objetivos do projeto inicial: divulgar Santana do Matos resgatando seus valores, reivindicando cidadania e qualidade de vida através da informação, vencendo preconceitos.
Uma missão que ainda não acabou, pois permanece a necessidade constante de conscientizar as pessoas através da informação verdadeira, atuante, imparcial.
Notícias regidas por uma linha editorial, onde uma concepção a mais sobre o social, a economia e a política sirvam apenas para interpretar e separar a gama de informações com tantos outros posicionamentos. Informações essas, muitas vezes sem nada acrescentar ao leitor que de uma maneira ou de outra já possuem sua própria visão do mundo e também com seu direito individual da livre escolha da leitura, assim como, sua própria expressão escrita ou verbal garantidas por Lei. Cabe àquele que lê, e são poucos os que lêem, analisar, se possível verificar em várias fontes para absolver conhecimentos, se inteirar da realidade dos fatos e formar sua própria opinião.
Os mais respeitados jornais do mundo, como New York Times, O Globo, Le Monde e Folha de São Paulo divulgam informações e notícias seguindo sua linha editorial. O importante é deixar claro suas posições aos seus leitores, de maneira que os mesmos possam entender sob qual ótica a informação está sendo dada. O “jornalismo de outras cores” se manifesta exatamente quando essa posição não é explícita ou propositalmente omitida, distorcendo os fatos ou apenas parcialmente divulgando para induzir ao erro de interpretação.
Recursos jornalísticos usados pela imprensa de cor desconectam a responsabilidade da empresa com sua informação ou com a origem de seus colunistas, especialistas e abnegados do ramo. Quando existe o posicionamento editorial, os conceitos mostram nossas intenções como uma imagem ou identidade. O Jornal Cajarana continuará na mesma linha: posicionado com sua ideologia como veículo de comunicação, expressando sempre seus pontos de vista, mostrando sempre nossos valores e realizações, reconhecendo os erros e falhas como aprendizado, permaneceremos sempre com cara e lado.
CAPA DA 36ª EDIÇÃO
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