quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROJETO CAATINGA VIVA

O desmatamento acelerado da caatinga coloca em risco a sua biodiversidade e a sobrevivência da população rural

Seara participa do lançamento do Projeto Caatinga Viva

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária, Seara, participa nesta quinta-feira, 28, do lançamento do Projeto Caatinga Viva.

O projeto tem o objetivo de implantar uma usina de briquetes (blocos prensados para geração de energia em substituição à lenha) em Ipanguaçu. A meta é minimizar o uso de recursos madeireiros provenientes da caatinga como fonte de combustível energético, ajudando na recuperação de áreas degradadas na conservação da biodiversidade do bioma Caatinga da região do Baixo-Açu.

Dos 928 projetos inscritos na Seleção Pública do Programa Petrobras Ambiental do ano passado, apenas 44 foram selecionados para receberem patrocínio. Entre eles está o Projeto Caatinga Viva, que faz parte da categoria de atuação de fixação de Carbono e emissões Evitadas.

Segundo Gilberto Jales, secretário da Seara, o projeto tem tudo para ser um forte instrumento de desenvolvimento sustentável. "Inclusive em áreas de Assentamentos do Crédito Fundiário no estado", disse o secretário.

Ainda de acordo com Gilberto Jales é interesse da Seara firmar parcerias com instituições que trabalhem novas tecnologias sustentáveis para o semi-árido no sentido de possibilitar às famílias assentadas alternativas sustentáveis de produção e geração de emprego e renda. "Vale salientar que o desmatamento acelerado da caatinga coloca em risco a sua biodiversidade e a sobrevivência da população rural que dependem do potencial de seus recursos naturais para sobreviver", disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário