Retirada de lama depositada por 8 anos e reforço de parede em barreiro tipo médio igual ao da foto gasta cerca de 50h/trator
Escavação de barreiros em Santana do Matos
Alguns proprietários de terras com pequenos açudes e barreiros aproveitaram o período de seca prolongada no segundo semestre de 2010 para refazer escavações em seus reservatórios d’água. Uma firma (*) negociou com alguns proprietários o recebimento de gado, o que facilitou a execução de vários serviços no município de Santana do Matos.
Nosso solo pouco permeável proporciona enchentes volumosas, fortes e portadoras de muitos sedimentos que formam rapidamente camadas de lama, afetando a capacidade de armazenamento dos médios e pequenos açudes. Repor a capacidade de volume desses depósitos gera despesas periódicas, comprometendo o custo/benefícios se deixar passar mais de cinco anos sem executar esses serviços, o que caracteriza um significativo ônus aos proprietários da região. Serviços esses relativamente caro (R$ 100,00) cem reais trator/hora, despesa inviável e não subsidiada aos pequenos criadores que preferem em muitos casos vender seus pequenos rebanhos nos anos de poucas chuvas.
O governo federal distribuiu tratores para beneficiar esses pequenos proprietários. Reclamações generalizadas sobre o assunto são feitas na zona rural e mais recentemente por alguns vereadores na Tribuna da Câmara Municpal. O homem da zona rural quer saber?
1 - Existem planilhas com cadastros desses pequenos proprietários para utilização dessas máquinas?
2 – Existem registros das horas/uso ou comprovações de benefícios prestados?
Sabemos das dificuldades para atender todo o município, mas precisamos tomar conhecimento dos critérios adotados para a escolha dos beneficiados.
Serviço: (*)
“Construtora Medeiros” – Organizações Abílio Neto de Medeiros, sediada em Acari/RN e que atende nos telefones (84) 3433-2195 e (84) 9962-0839 fez serviços com boa aceitação no município no final de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário