terça-feira, 19 de abril de 2011

PRECAUÇÕES CONTRA A DENGUE: PROTEGER-SE DO MOSQUITO E O QUE FAZER QUANDO ESTIVER COM OS SINTOMAS


Saiba como se proteger do mosquito e o que fazer caso você desconfie estar com dengue
Vírus 1, 2, 3 e 4 

Já tive dengue. Posso ter de novo?
Sim. Existem 4 tipos de vírus da dengue. Se uma pessoa é infectada pelo vírus 1, por exemplo, ela produz anticorpos que vão lhe dar imunidade só contra ele. Então, a pessoa pode pegar os outros três tipos (2, 3 e 4).
Dengue mais grave
O tipo 4 é mais grave que os demais?

Não. A gravidade da doença está relacionada a um conjunto de fatores, principalmente características do paciente, que incluem seu estado geral (imunidade).

Início dos sintomas

Após ser picada por um Aedes infectado, quantos dias se passam até que a pessoa tenha os primeiros sintomas?
Geralmente, os primeiros sintomas da dengue aparecem entre 4 e 10 dias após a pessoa ter sido picada. Há casos, no entanto, em que são necessários até 12 dias.

Febre ou não?

Quando a pessoa está com suspeita de dengue e fica sem febre é um sinal de que está fora de risco?
Não. Quando a febre passa, o risco de agravamento é ainda maior. Mesmo sem febre, quem tem dor na barriga (não de barriga) ou vômito deve buscar um médico urgente.

Água e soro

Por que as pessoas com suspeita de dengue devem ser hidratadas? Por que tomar soro e água são importantes?
A hidratação evita o agravamento da dengue. O ideal é que a pessoa com suspeita da doença comece a beber água quando surgirem os primeiros sintomas. Se não for dengue, não tem problema, porque beber água também é bom para outros tipos de virose.

Vitamina C e vela

Tomar vitamina C e usar vela de citronela ajudam a prevenir a dengue?
Não. A melhor forma de evitar a picada é acabar com possíveis focos. As velas de citronela ajudam a dispersar os mosquitos pelo aroma, mas contribuem pouco.

Criadouros, adeus

As larvas do mosquito Aedes aegypti se desenvolvem apenas em água limpa?
Não. As larvas são encontradas também, em menor quantidade, em água suja e até com baixíssima salinidade. Por isso é importante não deixar água acumulada em locais abertos e sem tratamento, como piscinas.

Amamentação
Tenho um bebê de meses de vida e peguei dengue. Devo continuar amamentando meu filho ou não?
Não existe transmissão pessoa-a-pessoa. Somente o mosquito transmite a doença, através da picada. A amamentação só deve ser interrompida se a mãe estiver muito debilitada, para não atrapalhar sua recuperação. Desta forma, é essencial para as mulheres que amamentam se proteger de picadas e eliminar focos em casa.

Dois vírus ao mesmo tempo

Eu estou com dengue do tipo 1. Se eu for picado hoje por outro Aedes aegypti, infectado com o vírus 4, eu posso ter, ao mesmo tempo, as duas formas da doença?
Não há relato na literatura médica, mas não é uma possibilidade descartada. Teoricamente, é possível que isso ocorra já que temos mais de um tipo de vírus circulando. Depende muito da imunidade do paciente, entre outro fatores. Use repelente mesmo doente.

Doente sem saber

Posso ter dengue sem ter febre e posso estar com a doença sem saber?
Sim. Nem todas as pessoas que são picadas por um Aedes aegypti contaminado pelo vírus da dengue têm os sintomas da doença. Há ainda aqueles que não têm a forma clínica clássica da doença.

Marca da picada

A picada do mosquito deixa marca? Ele prefere ficar em algum lugar?
Em geral, deixa a mesma marca que as picadas de outros tipos de mosquito. Dependendo da pele da pessoa, pode nem deixar sinais. O Aedes aegypti gosta de lugares sombreados e frescos.

Proteção do bebê

Como posso proteger um bebê de menos de 2 anos da dengue?
É importante buscar possíveis focos na casa e eliminá-los. Deve-se usar repelente com orientação médica e, para diminuir ainda mais os riscos à criança, colocar um cortinado no berço.
Andar alto

Eu moro em andar alto. Posso ser picada por um mosquito na minha casa?
Sim. O Aedes aegypti geralmente voa em torno de 50 centímetros a 1 metro do chão. Mas ele pode subir no prédio pelo elevador ou procriar-se por focos periféricos, de andar em andar. Por isso, mesmo que você more no último andar, o risco existe.

Ar-condicionado

O ar-condicionado mata o Aedes?
Não.O ar-condicionado diminui a temperatura e a umidade, o que inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar a possível vítima, mas não morre.

Use repelente mesmo doente

A pessoa que já está com dengue tem que passar repelente? Por que?
Sim. Nos primeiros 5 dias de sintomas, o paciente está com o vírus no sangue. O repelente evita que ele seja picado por outro mosquito e transmita o vírus para este inseto que, por sua vez, poderá atacar e transmitir dengue a outra pessoa.

Hipertensos e diabéticos

Pessoas hipertensas ou diabéticas correm maior risco, caso tenham dengue?
Sim. Elas são consideradas grupos de risco para agravamento da doença. Devem procurar imediatamente um médico quando surgirem quaisquer sintomas de dengue. A pessoa deve ainda fazer o acompanhamento médico até a recuperação total.

Pernas cobertas

Usar meia, calça comprida e sapatos fechados ajuda a evitar a picada? Por que?
Ajuda, porque o mosquito transmissor da dengue voa baixo. O inseto costuma se esconder sob mesas, cadeiras e camas à espera de suas vítimas. Por isso, os membros inferiores são os alvos preferidos do Aedes aegypti.

Forma hemorrágica

Já tive dengue uma vez, se eu tiver a segunda, eu tenho mais risco de ter a forma hemorrágica?
Sim. Mas também há casos graves já na primeira vez. E nem sempre a dengue grave causa hemorragia aparente.

Doente outra vez

Alguém que acabou de ter dengue pode após a recuperação ter outro tipo?
Não há um tempo estimado de intervalo. Depois de ter um tipo de vírus, o paciente fica com imunidade momentânea para os outros, mas isso depende da pessoa.

Tempo para curar

Qual é o tempo de cura para dengue?
Na maioria das vezes, o doente leva uma semana para ficar bom. Porém, o cansaço e a falta de apetite podem demorar até quinze dias para sumirem.

Fumacê
O que devo fazer quando o fumacê passar? Preciso tirar meus animais de estimação de casa?
Abra as janelas para o produto entrar. Ele não afeta cães, gatos e similares. O fumacê só prejudica o mosquito. Outros insetos e aves de pequeníssimo porte só são afetados com quantidade imensa do produto.

Remédios

Que tipos de medicamentos são indicados para casos de dengue?
Dipirona e paracetamol podem ser usados. Já ácido acetilsalicílico deve ser evitado: pode causar sangramentos. Automedicação é proibida.

Qualquer inseticida mata o mosquito da Dengue?
Sim, porém a aplicação dos inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo, se não forem combatidos os focos.

Meu filho está com febre desde ontem e não diminui com medicação. O que devo fazer?
Observe as primeiras 24 horas. Se a febre persistir, procure atendimento médico. Atenção: se você mora em região com muitos casos da doença ou, se com a febre, a criança apresentar outro sintoma de dengue, vá imediatamente à unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Meu filho teve sintomas da dengue, foi atendido e mandaram ele tomar alguns cuidados, como hidratação e repouso em casa. Quatro dias depois, ele teve outros sintomas da doença. Isso é normal?
Não. Depois que seu filho receber atendimento médico, os sintomas devem regredir até desaparecerem totalmente. Se voltaram, ou novos sintomas apareceram, você deve procurar logo o pediatra do seu filho.

Qual remédio posso usar para baixar a febre?
Não use anti-inflamatórios e nenhum antitérmico que contenha ácido acetilsalicílico, como AAS, Aspirina, Melhoral, Doril, Sonrisal, Engov e similares. Consulte sempre um médico para saber o medicamento mais adequado.

Estou no terceiro mês de gestação, tenho sentido dores no corpo, enjôo e vomitado desde ontem. Pode ser dengue ou são sintomas normais da gravidez?
As duas possibilidades existem, por isso você deve procurar imediatamente atendimento médico. Os riscos da dengue no primeiro trimestre de gravidez são maiores. Além dos exames físico e de sangue, você deve ser submetida à ultrassonografia.

Como sei se estou com dengue grave?
O diagnóstico é feito pelo médico, mas os sinais mais evidentes são sangramento no corpo, pressão baixa, recusa de líquidos e vômitos incessantes.

Estou grávida. Como posso me prevenir da dengue?
O ideal é conversar com um médico para saber qual repelente você pode usar. Evite aplicar o produto em todo corpo, use preferencialmente nas pernas e pés. Use roupas fechadas, calças compridas, meias e sapatos. Fique em ambientes com ar-condicionado, pois a atividade do mosquito é inibida em temperatura baixa. Se não, coloque um ventilador no chão para espantar mosquitos, caso trabalhe sentada.

O Aedes também se desenvolve em piscinas?
Só em água de piscinas abandonadas. Se a água for tratada, com pH adequado e clorada, não há qualquer risco de desenvolvimento de larvas do Aedes. É recomendável limpar as bordas das piscinas periodicamente, pois podem servir como depósito para ovos do mosquito.


Os aquários também podem ser criadouros do Aedes?
Não. As larvas dos mosquitos são o prato preferido dos peixes.

O uso do ar condicionado ajuda a afastar o mosquito?
Sim, pois o Aedes não gosta de ambientes frios, porém não é garantia de não ter mosquito no local. A melhor estratégia continua sendo a eliminação de focos.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir