sábado, 10 de dezembro de 2011

CONVERSAS DE CÓCARAS NAS LATADAS DE FLANDRES NAQUELAS CASAS DE BARRO SOBRE ASSUNTOS DOS CASARÕES ALPENDRADOS

O título acima é muito extenso para uma manchete ou título de livro. São anotações que tenho e poderiam ser processadas e trabalhadas, que sejam singelas passagens e lembranças pessoais de minha adolescência na zona rural de Santana do Matos. Entre muitas istórias, cito um dos mais importantes líderes santanenses: Aristófanes Fernandes e Silva.

Istórias de casarões alpendrados

Aristófanes Fernandes, ainda muito jovem foi mascateiro. Vendia tecidos e similares na redondeza. Certa vez foi avisado que um comerciante local em Florânia, vendia um novo tipo de rede, fabricadas em Caicó, apropriadas para o frio serrano. Imediatamente Aristófanes mandou um emissário comprar todo o estoque do concorrente. Oito dias depois, ao chegar na praça local com o mesmo produto em novos fardos -
 foi o maior sucesso nas vendas. Marqueteiros, no boca-a-boca saíram nas calçadas e bodegas anunciando: Redes de Pernambuco! Novo estoque! Mais baratas! Pagamentos na safra ou troca-se por criação! Em uma única feira foi vendido todo o estoque do produto.

Perfil
Inteligência, sagacidade, solidariedade e aversão ao capitalismo. Começava ali, sem prosperidade para o comércio, a fama de um dos maiores homens públicos do Rio Grande do Norte.  

Dutra Assunção
Residência
Dez /2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário