quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

GOVERNADORA INAUGURA ECOPOSTO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) RECIFES DE CORAIS

Os Ecopostos funcionam como unidades descentralizadas do Idema e pontos de apoio para a gestão da Unidade de Conservação. Pesquisadores que desenvolvem suas atividades na área da Unidade ou no entorno imediato vão dispor de infraestrutura e apoio logístico.

A criação, implantação e manutenção das Unidades de Conservação são ações fundamentais na política Estadual de Meio Ambiente. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) órgão executor da política ambiental, está investindo muito nestas áreas. A governadora Rosalba Ciarlini inaugura nesta sexta-feira (6/1), às 12h, o Ecoposto da APA dos Recifes de Corais, em Maracajaú. Na oportunidade, a governadora também entregará a premiação da 14ª Regata de Jangadas da Colônia de Pescadores de Maracajaú e acompanhará a assinatura de convênios entre o governo federal e a colônia, assinados pelo ministro Garibaldi Filho. Em 2011, a governadora já havia inaugurado equipamento semelhante na Área de Proteção Ambiental de Bonfim-Guaraíra.

Os Ecopostos tem se mostrado como a melhor opção para se operacionalizar a gestão eficaz das Unidades de Conservação, uma vez que dão suporte logístico e estrutural às ações desenvolvidas nas áreas protegidas na qual estão implantados. Entre estas ações destacam-se o apoio às Reuniões dos Conselhos Gestores, oficinas de Educação Ambiental, apoio a pesquisadores e à Companhia Independente de Proteção Ambiental.

O Idema tem o objetivo de ter um Ecoposto em cada uma das Unidades Estaduais de Conservação, como forma de dar maior efetividade à sua gestão e proporcionar maior e melhor visibilidade ao órgão executor da Política Estadual de Meio Ambiente do estado.

O Ecoposto da APA dos Recifes de Corais estará pronto para receber diariamente a visita de turistas e de entidades de ensino e pesquisa. São órgãos governamentais, não-governamentais e escolas públicas que podem participar de palestras sobre a APA e seus ecossistemas, conhecendo as instalações do Ecoposto com informações sobre o ambiente natural e cultural do local, que tem a função de orientar o visitante para o ecossistema existente na área, além de servir para que se desenvolvam trabalhos de educação ambiental com as escolas e comunidades locais.

Criada pelo decreto nº 15.476, a APA possui 180 mil hectares. O objetivo da área é proteger a biodiversidade marinha, controlar e normatizar turismo, mergulho e pesca local, incentivar a utilização de equipamentos de pesca artesanal ecologicamente corretos e incentivar a realização de pesquisas.
A APA dos Recifes de Corais corresponde à região marinha que abrange a faixa costeira dos municípios de Maxaranguape, Rio do Fogo e Touros, na porção nordeste do estado.
Os recifes de corais ou parrachos são ecossistemas marinhos encontrados em regiões de águas quentes e claras, formados pela deposição do esqueleto calcário de organismos como corais, algas e moluscos, constituindo-se no mais diverso habitat marinho do mundo. Esses recifes também são responsáveis pela proteção do litoral contra a ação das ondas, reduzindo os riscos de erosão costeira.
A criação da APA surgiu da necessidade de preservação da área, visto que a mesma, devido sua beleza natural, tornou-se nos últimos anos polo de atividades turísticas. O turismo exercido na APA, bem como as já tradicionais atividades pesqueiras, representam a base econômica e alimentar das comunidades locais.

PARQUE DAS DUNAS ABRE NORMALMENTE NESTE FERIADO
No dia dos Santos Reis, nesta sexta-feira 06 de janeiro, o Parque das Dunas funciona normalmente. Aberto das 8 às 18 horas, o Bosque dos Namorados não abriu mão de se fazer presente em mais um dia de descanso para os norte-rio-grandenses e para os turistas que visitam a capital potiguar.

O Parque das Dunas funciona de terça-feira a domingo das 8h às 18h para visitantes. Aos coopistas cadastrados, a Unidade abre às 4h30 da manhã. O acesso ao Parque das Dunas custa R$ 1,00.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário