quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

IDEMA LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ÀS PRAIAS DO RN

clip_image004


O monitoramento das condições de balneabilidade das principais praias do Rio Grande do Norte vem sendo desenvolvido desde 2001, pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – IDEMA, como parte do Programa Água Azul. É também uma das ações de gestão da orla marítima do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro. A coleta e a análise semanal de amostras de água das praias nos pontos selecionados são realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN, mediante Convênio de Cooperação Técnica com o IDEMA.
O Governo do Estado, através do IDEMA e do IFRN estará realizando nos meses de janeiro e fevereiro, sempre das 9 às 15h, mais uma campanha de Educação Ambiental e de divulgação do Projeto de Balneabilidade, abordando temas como a qualidade das águas das principais praias do litoral Potiguar e a importância desse monitoramento.
A Campanha é desenvolvida sob a Coordenação Geral do Professor de Gestão Ambiental do IFRN, Msc. Leonardo Pivotto Nicodemo e visitará 13 praias durante seis finais de semana distribuídos entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012. Nestas datas as equipes do projeto estarão disponíveis para tirarem as dúvidas da população relativas à importância do acompanhamento dos resultados das análises laboratoriais para a saúde dos banhistas. Esses resultados são divulgados nos sites do IDEMA e do IFRN, em jornais de Natal e em placas sinalizadoras afixadas nas praias pesquisadas.  Serão dadas explicações sobre os procedimentos realizados para análise e como o banhista poderá contribuir para a manutenção da qualidade ambiental do nosso litoral.
clip_image002
As abordagens da campanha serão realizadas tanto nas bases do projeto quanto nas tendas implantada na praia, onde além das informações sobre a balneabilidade os banhistas poderão participar de uma pesquisa de percepção ambiental que irá gerar trabalhos acadêmicos, envolvendo os alunos no ensino, na extensão e na pesquisa. Contribuirá também para a identificação por parte do IDEMA, os resultados do alcance do projeto junto à população dos municípios costeiros estudados.
clip_image006
Além da informação aos adultos, as crianças também receberão uma atenção especial através das atividades lúdicas desenvolvidas a beira-mar.
O IDEMA e o IFRN têm a expectativa de ao longo destes finais de semana apresentar este trabalho para uma população aproximada de 10.000 banhistas, obtendo assim êxito em mais um ano de trabalhos prestados com dedicação à população local e aos visitantes das belas praias do litoral Potiguar.
A Campanha ocorrerá nos dias 07, 08, 14 e 15, de janeiro nas praias de:
1-    Natal - Pta Negra / Morro do Careca
2-    Natal - Pta Negra / Free Willy
3-    Natal - Praia dos Artistas
4-    Natal - Praia do Meio
5-    Natal - Praia do Forte
6-    Natal - Redinha / Rio
Nos dias 21 e 22 de janeiro:
1-    Natal - Pta Negra / Morro do Careca
2-    Natal - Pta Negra / Free Willy
3-    Natal - Praia do Forte
4-    Natal - Redinha / Rio
5-    Parnamirim – Cotovelo
6-    Parnamirim - Pirangi do Norte
Nos dias 28 e 29 de janeiro:
1-    Natal - Pta Negra / Free Willy
2-    Parnamirim – Cotovelo
3-    Parnamirim - Pirangi do Norte
4-    N.Floresta- Búzios
5-    Natal - Redinha / Rio
6-    Extremoz Jenipabu
Nos dias 04 e 05 de fevereiro:
1-    Tibau do Sul- Pipa
2-    Natal - Pta Negra- Acesso Principal
3-    Natal - Pta Negra / Final do Calçadão
4-    Natal - Praia do Forte
5-    Extremoz – Jenipabu
6-    Extremoz – Pitangui
Nos dias 11 e 12 de fevereiro:
1-    N.Floresta – Búzios
2-    Parnamirim - Pirangi do Norte
3-    Natal - Pta Negra / Morro do Careca
4-    Natal – Pta Negra Free Willy
5-    Tibau – Tibau
6-    Macau - Camapum
Em 2012, participarão do projeto da balneabilidade das praias:
Pelo IFRN na coleta e análise e no planejamento e execução da campanha educativa: 28 profissionais entre pesquisadores e coordenação; monitoria ambiental composta por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e da Licenciatura em Geografia; Monitoria de Lazer, cuja equipe é composta pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer.
clip_image008
Imagens da Campanha de 2011
Pelo IDEMA na viabilização do apoio logístico à coleta semanal: técnico da Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro. No planejamento e execução da campanha educativa: equipe formada por técnicos da Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro e da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental.

F:AssCom



Nenhum comentário:

Postar um comentário