quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SEMARH E IDEMA PARTICIPAM DO II ENCONTRO DE SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE EM PORTO ALEGRE

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales e o diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Gustavo Szilagyi, participam de 25 a 27 de janeiro, em Porto Alegre, do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente.
 
Com o tema “Articulação Política pela Sustentabilidade”, o II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente ocorre no salão nobre do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O objetivo do evento é viabilizar o diálogo federativo entre os gestores públicos ligados à área ambiental, parlamentares, representantes da sociedade civil e do terceiro setor em relação aos temas ligados à questão ambiental.
 
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, presidente de honra do evento, participará da abertura, no dia 25, para expor a situação atual do setor ambiental brasileiro, dando destaque aos desafios e perspectivas da Rio+20.
 
Iniciativa da Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o Encontro tem o apoio da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Frente Parlamentar Ambientalista, Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), do Centro de Altos Estudos em Sustentabilidade da Academia Brasileira de Filosofia e do Sistema ONU no Brasil. Além disso, conta com a parceria de 140 instituições representativas do poder publico e da sociedade civil organizada.
 
Os temas centrais que serão debatidos são: segurança alimentar; o novo modelo de licenciamento ambiental; a implantação da política nacional de resíduos sólidos; o pacto brasileiro de recursos hídricos, entre outros. Também está confirmada a participação do Presidente Emérito do Instituto Ethos e idealizador do Forum Social Mundial, Oded Grajew, que falará sobre Articulação Política pelas Cidades Sustentáveis.
 
Ao final do encontro, no dia 27, os secretários se reunirão em Assembleia-Geral para redigirem a Carta de Brasília, a qual será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado e para a Presidenta Dilma. O encontro será encerrado com a conferência do Subsecretário-Geral das Nações Unidas o diplomata alemão Achim Steiner, gaúcho de nascença.
 
A Abema e a Anamma aproveitam o II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente para realizar reunião ordinária. O evento acontece amanhã (25), às 20h no Hotel Blue Tree Millenium Flat, reunindo secretários e dirigentes de órgãos de meio ambiente dos estados e municípios brasileiros.
 
Na pauta da reunião, será discutida a estratégia para implementação da Lei Complementar 140/2011 que trata das ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum da União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios relativas à proteção das paisagens naturais, à proteção do meio ambiente, ao combate à poluição e à preservação das florestas, da fauna e da flora. Na reunião também será discutida a participação da Abema e da Anamma na Rio + 20.
F: Informações da AssImp ABEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário