sábado, 5 de novembro de 2011

EMOÇÕES, MILHARES DE EMOÇÕES

EMOÇÕES, MILHARES DE EMOÇÕES 
 ARTIGO
Por  Walter Medeiros

 Milhares de pessoas (cerca de 4 mil) proferiram na manhã deste sábado, a uma só voz, a conhecida e ecumênica “Evocação à Serenidade”, uma prece com a qual Alcoólicos Anônimos começa e encerra suas reuniões: “Concedei-me, Senhor, a Serenidade necessária para Aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir umas das outras”. A emoção compartilhada naquele momento já dava uma idéia da dimensão do encontro que aquela irmandade promove em Natal.

Pode-se dizer que Natal vive neste fim de semana um momento marcante para o Centro de Convenções de Ponta Negra. Ali estão reunidos milhares de membros de A.A., entidade que ajuda as pessoas a parar de beber com base na troca de experiências. Trata-se do XXIII Seminário Nordeste de A.A., que trouxe participantes de todos os estados da região para discutir, em dois dias, o tema “A.A. – Um caminho sem fronteira – Uma mensagem universal”.

Seja qual for o número de participantes, quatro mil, mais ou menos, o certo é que cada pessoa que se encontra ali é uma história de alcoolismo, um relato de dramas do dia a dia de bebedor problema. São pessoas que estão sem beber, porque trocaram a vida de bêbados por uma vida nova, de busca da sobriedade.  Gente de todas as idades e condições sociais, homens e mulheres que, dependendo do tempo que têm nos grupos de recuperação de alcoólicos, conhecem outros de eventos anteriores, pois é costume reunirem-se neste evento anualmente.

Não precisa de tanto esforço para perceber e constatar que o alcoolismo é um problema que se agrava a cada dia. Antigamente, alcoólatras eram exceções, tanto que eram estigmatizados pela condição de embriaguez contumaz. Atualmente, entretanto, a bebida está presente de forma generalizada, os alcoólatras tornaram-se um percentual muito significativo, o que já vem acendendo certos alertas na sociedade, que já reconhece o alcoolismo como doença desde 1967, através da Organização Mundial de Saúde.

Ao mesmo tempo em que discutem seus problemas, os alcoólicos promovem um Seminário para Profissionais, no qual são passadas importantes informações para médicos, psicólogos, assistentes sociais, advogados, jornalistas e muitos outros profissionais que se envolvem com o tratamento ou outros problemas dos alcoólatras. Promovem também um entrosamento com Al-Anon, entidade idêntica ao A.A., mas que cuida de parentes e amigos dos alcoólatras.

Enquanto A.A. apresenta um lema para seus membros – “Evite o primeiro gole”, Al-Anon reforça e dirige o lema para a vida em paz: “Evite o primeiro atrito”.

Além deste leque de atividades, que mobilizam seus membros na região nordeste inteira, Alcoólicos Anônimos oferece uma oportunidade ímpar para a sociedade potiguar. A partir das 20:00 h promove uma Reunião de Informação ao Público, na qual explicará como funciona o seu programa de recuperação de alcoólatras. Vale à pena comparecer, pois quem já teve oportunidade de participar de outros eventos como este garante que se trata de uma verdadeira aula sobre o valor da vida.
Walter Medeiros
Joralista
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário