sexta-feira, 4 de novembro de 2011

IDEMA LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL

IDEMA LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO MUNICÍPIO DE SERRA DO MEL

A equipe de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA realiza na próxima semana, em Serra do Mel, mais uma edição do projeto educativo-ambiental “Meu município, meu ambiente”. A ação tem início na segunda-feira, 07 de novembro, e se estende até a sexta, 11.

O projeto “Meu município, meu ambiente” consiste na promoção de uma séria de atividades ambientais junto a gestores municipais, alunos e professores da rede pública de ensino, ONGs, associações comunitárias, entre outros, visando o planejamento de educação ambiental do município e a formação de agentes multiplicadores. O projeto contempla atividades de mini-cursos de turismo sustentável, reaproveitamento de resíduos sólidos e educação ambiental, palestras sobre poluição sonora, educomunicação, resíduos sólidos, turismo e meio ambiente, confecção de terrário e filtro artificial, atividades com microscópio e exibição de filmes temáticos e documentários.

De acordo com a subcoordenadora de educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, o projeto foi criado para disseminar a importância do respeito ao meio ambiente com ênfase nas atividades e conhecimentos locais. “A iniciativa oferece o pontapé inicial para que os municípios se fortaleçam e passem a desenvolver um trabalho contínuo nesta área. Percorremos o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da preservação ambiental para a qualidade de vida da sociedade”, afirma a subcoordenadora.

O programa de educação ambiental do IDEMA tem duração de cinco dias e irá contemplar escolas municipais e estaduais das zonas urbanas e rurais de Serra do Mel. Este é o terceiro destino do projeto em 2011, já tendo percorrido os municípios de Santana do Matos e Ipueira.

Educação Ambiental
 A educação ambiental configura-se como o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário