domingo, 27 de novembro de 2011

VERSÕES, FATOS E INTERPRETAÇÕES

O Jornal Cajarana publicou em nota de destaque na sua 35ª Edição em agosto de 2010, a iniciativa da escola municipal Osvágrio Rodrigues em Santana do Matos pela solidariedade demonstrada aos alagoanos afetados pelas enchentes.

REDAÇÃO CAJARANA
Releia a nota em negrito:

DE POTIGUARES PARA CAETÉS
“Santanenses sensibilizados com a situação das vítimas das enchentes em São José da Laje-AL, região do Quilombo dos Palmares, arrecadam doações para serem enviadas aos necessitados. A campanha de arrecadação foi organizada pelos professores Nilo Teixeira da Mata, Eliene Mendes, Dioneide Mendes e Ana Íris Assunção, que saíram com os seus alunos pelas ruas da cidade em busca de ajuda para os irmãos nordestinos e toda arrecadação foi enviada no dia 18 de Julho de 2010”. (Assis Braga).

Na foto, alunos da referida escola percorrendo os bairros da cidade. Em primeiro plano, a frente do grupo de camisa vermelha, identificamos o jovem Gustavo Ferreira de Oliveira, 13 anos, recentemente aprovado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Neste domingo, 27, em contato por telefone com Gustavo, dava meus parabéns e por curiosidade fiz algumas perguntas sobre as provas para o concorrido instituto aqui na capital.

O jovem estudou na escola da comunidade de Residência, enfrentou as carrocerias dos caminhões até a cidade quando transferido para a escola Osvágrio Rodrigues. Hoje lembra como adulto o melhor absorvido durante sua vida escolar. Hoje, como exemplo, o fato como versão simples, espontânea e verdadeira daqueles que trilham desde cedo, as dificuldades, a superação e os caminhos do sucesso.

Sobre as provas disse que se saiu muito bem nas questões de matemática e redação, cujo tema foi o Consumismo. Mas, o que mais lhe ajudou foi o assunto meio ambiente, conservação da natureza e solidariedade humana. ”Foram muitas perguntas, respondi todas elas, lembrei daquele dia, bem diferente e tenho certeza que me ajudou bastante”, disse Gustavo. Gustavo foi aprovado para o curso de Edificações, um dos mais concorridos e conceituados cursos do Instituto sediado em Natal.


Sua mãe Wilma Ferreira mora em Residência, ex professora contratada pela prefeitura, lecionou na escola da comunidade, atualmente desempregada, conta com apoio da irmã e irmãos que trabalham e moram em Natal dando suporte ao jovem Gustavo. O exemplo de Gustavo motivam o processo Ensino X Aprendizagem, fortalecido pelas iniciativaas dentro dos estabelecimentos escolares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário