quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AGRIPINO FAZ DISCURSO SOBRE REPERCUSSÃO INTERNACIONAL DO JULGAMENTO DO MENSALÃO



Essa é uma oportunidade única que nosso país tem de passar uma página da impunidade, diz o líder do Democratas

Em discurso nesta quarta-feira (22) no plenário do Senado, do líder do Democratas, José Agripino (RN), falou sobre a repercussão do mensalão em importantes meios de comunicação internacionais, como no Le Monde (França), El País (Espanha), The Guardian (Inglaterra), Washington Post (Estados Unidos), entre outros.

“Transparência é pré-requisito de uma democracia madura. O que se passa no plenário do STF está nas manchetes de jornais, revistas, emissoras de rádio e TV não somente do nosso país como do mundo todo”, disse o presidente nacional do Democratas. “Essa é uma oportunidade única que nosso país tem de passar uma página da impunidade, que está indignando a sociedade. A controversa está posta, e neste momento o Brasil está sendo passado a limpo para os brasileiros e para o mundo”, acrescentou.

Para José Agripino, o fato de o julgamento do mensalão demorar sete anos para entrar na pauta do STF pode ter gerado, em muitos, a sensação de impunidade. “Esse caso mensalão já se arrasta há muitos anos. Não tenho dúvida de que a impunidade gerou muitos filhotes porque não viram a punição ser aplicada aos denunciados. Mas basta! É preciso que haja um fim e é o que o Brasil espera. Se não condenar os culpados, a justiça brasileira ficará sob uma enorme interrogação. Se houver condenação, seguiremos adiante”, afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar potiguar, o julgamento isento do mensalão e a punição de todos os envolvidos serão uma oportunidade de o Brasil se destacar no cenário econômico internacional por ser o país que não convive com a impunidade. “Se queremos ser uma economia respeitada e justa, estamos em um ponto de inflexão. Temos que dar o exemplo para dentro e para fora e cabe a nós, políticos com responsabilidade, dar um grito de alerta”.

Veja alguns trechos da imprensa internacional sobre o julgamento mensalão:


El País - Espanha
“Uma sentença exemplar, além de macular o legado de Lula, contribuiria para enfraquecer a arraigada cultura da corrupção e da impunidade dos poderosos no Brasil”.

Le Monde – França
“A esquerda brasileira parece não ter aprendido nada substantivo com o mensalão. A questão, além de financiamento de campanha, era o tipo de aliança formada pelo PT”.

The Guardian – Inglaterra
“A corrupção não é novidade no Brasil, mas, com um caso tão grave sendo levado a julgamento, acende-se uma esperança de que algo mude”.

The Economist – revista britânica
“O principal efeito do julgamento será acabar com a cultura do Brasil de impunidade para os poderosos”.

BBC - Inglaterra

 “Enquanto o PT e os aliados estão no banco dos réus, as alegadas práticas corruptas lançam uma luz negativa em todo o sistema político brasileiro”.
 
CBS - EUA

“... o julgamento do STF também está sendo saudado como um sinal de saúde política em um país onde o serviço público tem sido marcado por corrupção e impunidade.

CNN - EUA

“O julgamento deve durar um mês e pode manchar o legado do Partido dos Trabalhadores e de Lula antes das eleições municipais”.

Bloomberg - EUA
“Isso vai provocar uma revisão histórica do governo Lula e pode acabar com sua imagem como um semi-Deus”.

Washington Post - EUA

“O mensalão é considerado o maior caso de corrupção da história do Brasil, e seu resultado dará um sinal da saúde política num país onde os serviços públicos têm sido há muito prejudicados pela corrupção e pela impunidade”.

La Nación – Argentina

“Quem seguramente não perderá nenhum episódio será Lula, fundador do PT, que, em que pese não ser réu, tem muito em jogo”.
F: AssCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário