quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SEMARH E SEJUC TRABALHAM EM OBRAS DE CONVIVÊNCIA COM A SECA


 Infraestrutura para instalação de dessalinizadores: Poço já perfurado com vazão suficiente ao sistema, um compartimento 4 x 3 m² para abrigar o dessalinizador, duas bases para instalação de caixas d'água e energia elétrica. 
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos(SEMARH) e a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), trabalham em conjunto para a instalação de 160 poços e a recuperação de mais 200 poços e 90 dessalinizadores. Para isso os secretários Gilberto Jales da Semarh e Kércio Pinto da Sejuc assinaram hoje (15), um Termo de Cooperação Técnica, operacional e administrativa que viabiliza a execução dos serviços pela Semarh. Os municípios que serão beneficiados estão entre os 139 que tiveram estado de emergência decretado.
Base para fixação da Cx D'água
O Termo prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de bombeamento de poços tubulares e de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

As obras que  começarão simultaneamente nas regiões Central, Agreste, Seridó, Oeste e Alto oeste têm um prazo para serem encerradas no período de 180 dias.
Dessalinizador instalado necessita de procedimnentos simples operacionais, cuidados técnicos e manutenção.
O investimento de aproximadamente R$ 5 milhões é oriundo da Secretaria Nacional da Defesa civil. A contrapartida do estado se dá no âmbito operacional e logístico. A Semarh é responsável por selecionar os municípios e comunidades onde serão executadas as ações de recuperação e exercerá, através dos seus técnicos, o controle e fiscalização sobre a execução dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário