domingo, 19 de agosto de 2012

COM PARCERIA DO IDEMA, GRUPO REALIZA ESTUDOS PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO EM MARTINS

Uma equipe formada por membros do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA, Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep) e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), esteve presente em Martins para realizar trabalho de levantamento das cavernas presentes no município. Os estudos vêm sendo realizados para orientar a elaboração do diagnóstico e zoneamento da futura Unidade Estadual de Conservação a ser implantada pelo IDEMA, o Monumento Natural Casa de Pedra de Martins.
De acordo com o diretor do órgão, Gustavo Szilagyi, a criação da unidade deverá ocorrer em aproximadamente dois anos. “O IDEMA vem acompanhando de perto o trabalho de levantamento de campo que tem sido realizado. A nossa expectativa é que até o final de junho de 2014, prazo do convênio firmado entre Fundep e Funbio, sejam entregues ao IDEMA o diagnóstico e zoneamento ambiental da área, bem como o mapeamento de todas as cavidades naturais existentes”.
Ainda de acordo com Szilagyi, a incursão do grupo ao local descobriu e catalogou novas dezesseis cavidades naturais. Com isso, a área passa a ter mais de setenta cavidades catalogadas e georeferenciadas. “A nossa expectativa é de que, ao final da fase de prospecção, sejam registradas mais de cem cavernas”.
A Casa de Pedra de Martins é um importante sítio de valor espeleológico, paleontológico e arqueológico. A sua transformação em unidade de conservação irá assegurar a proteção de seus elementos e a adequada exploração da área.
 F: AssCom IDEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário