terça-feira, 7 de agosto de 2012

TRT DE CAMPINAS JÁ UTILIZA O PJe. 29 DE AGOSTO SERÁ A VEZ DO TRT-RN


Instalação PJe Campinas/SP
Um novo processo de trabalho no estado de São Paulo. Significa eliminar rotinas burocráticas e proporcionar muito maior agilidade na tramitação dos processos trabalhistas. Significa também uma redução substancial de gastos públicos e uma enorme contribuição para a sustentabilidade ambiental.

Foi dessa maneira que o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, definiu a implantação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas, e jurisdição sobre 599 municípios paulistas.

O sistema foi instalado simultaneamente na Vara do Trabalho de Piedade, na região de Sorocaba, e, em 2ª instância, na sede do tribunal, para mandados de segurança.

Os resultados são imediatos. Hoje, a partir da implantação no tribunal, todos os mandados de segurança em execução que forem impetrados aqui passarão a tramitar por esse ritmo célere, expedito e desburocratizado, afirmou o ministro Dalazen.

A partir da implantação do PJe em Piedade, o tribunal de Campinas pretende instalar essa nova ferramenta em outras 14 Varas do Trabalho da 15ª Região, conforme meta nacional de expandir o PJe-JT para pelo menos 10% do total de unidades judiciárias em 2012.

Seguindo a Resolução nº 94 do CSJT, o TRT de Campinas terá 90 dias para adotar o sistema em outras classes originárias de 2ª instância.

Com a instalação do PJe-JT na 15ª Região, o PJe já alcança metade dos Tribunais Regionais do Trabalho do país.

Além do notável engajamento de servidores e magistrados no projeto, é crescente a conscientização dos advogados.  Tanto é que a procura pelos certificados digitais, obrigatórios para acesso ao sistema, quadruplicou. A certificação digital é essencial para o acesso ao processo eletrônico.

“Hoje há uma conscientização crescente na advocacia de que isto é imperativo, de que o Processo Judicial Eletrônico é irreversível e os números globais de certificados digitais emitidos em favor dos advogados são expressivos. Nós estávamos até recentemente com 50 ou 60 mil certificações digitais expedidas. Hoje já estamos com 160 mil, num conjunto de 260 mil advogados militantes aproximadamente”, afirmou o presidente do CSJT e TST.

No final desse mês, o PJe-JT também será instalado no TRT da 21ª Região/RN (29/08). Em setembro, será a vez da 3ª Região/MG (05/09), 6ª Região/PE (17/09) e 4ª Região/RS (21/09). 
F: Ascom – TRT 21ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário