quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA “AL” DEBATE PROBLEMÁTICA DE PESSOAS DESAPARECIDAS NO RN


Com o objetivo de debater os desafios da implantação de uma política de Estado e ampliar a discussão sobre a problemática das pessoas desaparecidas no RN, será promovida nesta quinta, 23, a partir das 14:00h, Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Estado. A temática foi proposta pelos organizadores do III Congresso de Odontologia Legal do RN evento que acontece entre os próximos dias 23 a 26 de agosto, no Centro de Convenções em Natal em paralelo as atividades do XII Congresso de Odontologia do RN.

A audiência foi articulada junto aos deputados integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e abordará também as metodologias de identificação atualmente utilizadas no RN.

Todos os anos, mais de 200 mil pessoas desaparecem no Brasil. Esse número, que chama a atenção, foi revelado pela última grande pesquisa nacional sobre o assunto, feita em 1999.

Em Natal há alguns anos foi destaque no noticiário o caso das crianças desaparecidas no bairro Planalto. Caso até hoje não solucionado. Para Dr. Gustavo Emiliano, presidente do III Congresso de Odontologia Legal, o problema é muito sério uma vez que os órgãos públicos não têm sequer um cadastro atualizado. Para ele, a odontologia pode contribuir na circulação de informações que ajudam na identificação das pessoas.

Outra ação que pode beneficiar na solução dos casos de desaparecimento é a implantação no Estado do Banco de DNA de pessoas desaparecidas. Atualmente o prof. Dr. Luís Antônio Silva que estará presente no congresso integra uma pesquisa pioneira de implantação em Alagoas do Banco de DNA de Pessoas Desaparecidas experiência que pode vir a ser efetuada também no RN.

Congresso de Odontologia contará com amplo debate sobre esse tema:
“Pessoas Desaparecidas no Brasil: Direitos Humanos, Estratégias de Busca e Metodologias de Identificação”  - Dia 24 – das 9h às 14h – Mesa de abertura do Congresso de Odontologia Legal com a participação da Prof.ª Dra. Eugênia Cunha da Universidade de Coimbra Portugal. Discussão inovadora como a questão do Banco de DNA de Pessoas desaparecidas serão apresentadas nessa mesa. 
F: AsCom Congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário