domingo, 19 de agosto de 2012

NATAL SEDIA DE 23 A 26 DE AGOSTO O XII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RN


Entre os próximos dias 23 a 26 deste mês, a capital Potiguar será o centro das atenções da odontologia brasileira. Nesse período, no Centro de Convenções de Natal, acontece o XII Congresso de Odontologia do Rio Grande do Norte, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia seção Rio Grande do Norte (ABO-RN).

Com o tema central  “Impacto da Tecnologia na Prática Odontológica ” o congresso traz os principais avanços em pesquisa, tecnologia e ciência em Odontologia e deverá ter a participação de mais de 2 mil inscritos. Além de contar com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais da odontologia, essa edição contará com muitas novidades. Pela primeira vez , será realizado em paralelo ao congresso, o “I Fórum de Tratamento das Deformidades Dentofaciais do RN ”, bem como eventos já tradicionais como o III Congresso de Odontologia Legal do RN, a IV Jornada de Técnicos em Prótese Dentária do RN e VII Expodente.

Entre os temas de grandes destaques abordados nessa edição do congresso estão:
“Política Pública de Saúde Bucal Brasileira” – Dia 23 - das 14h às 17h - haverá a realização de Simpósio  “O Atual Perfil Epidemiológico dos Agravos à Saúde Bucal” com a presença do Prof.º Gilberto Pucca,coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e  do Prof. Angelo Giuseppe Roncalli da Costa Oliveira da UFRN. Questões como a atual condição da saúde bucal dos brasileiros, os principais problemas e os grandes desafios na implementação das políticas públicas para a melhoria dessa realidade serão abordadas no simpósio.

“Pessoas Desaparecidas no Brasil: Direitos Humanos, Estratégias de Busca e Metodologias de Identificação”  - Dia 24 – das 9h às 14h – Mesa de abertura do Congresso de Odontologia Legal com a participação da Prof.ª Dra. Eugénia Cunha da Universidade de Coimbra Portugal. Discussão inovadoras como a questão do Banco de DNA de Pessoas desaparecidas serão apresentadas nessa mesa.

“I Fórum de Tratamento das Deformidades Dentofaciais do RN ”Presença  de doutores de renome internacional na área como o Dr. Rolf Marcon Faltin apresentando os avanços na área com o planejamento tridimensional através de softwares especializados e o Dr. Antenor Araújo. As Deformidades Dentofaciais são um grave problema de saúde, provocam alterações na estética facial (insatisfação pessoal, baixa auto-estima, etc), mastigação (dificuldade de mastigar alguns alimentos, problemas digestivos, cefaléia, dores na ATM, etc), respiração (respitação bucal, cansaço, etc) e fala (posicionamento errado da língua, dificuldade de pronunciar algumas palavras, etc). No Fórum serão abordados o panorama atual, os problemas correlacionadas como a relação com a apnéia do sono, as complicações e as indicações de tratamento.

“Atendimento Odontológico Domiciliar ” – Dia 23 – das 14h às 17h – É uma prática que vem ganhando destaque no Brasil. Sua função principal é levar saúde e bem estar para pacientes com necessidades especiais, que por dificuldades de locomoção, permanentes ou temporárias, estejam impossibilitados de se transportar para o consultório odontológico. A especialista no assunto Dra. Maria Cecília Azevedo Aguiar abordará o tema.

Envelhecimento e Saúde Bucal  - Dia 23 – das 14h às 17h  - Profº. Klenio Lima e Profª.  Grasiela Piuvezam da UFRN ministram um simpósio sobre o assunto. A população idosa no Brasil é o segmento populacional que mais cresce. A saúde bucal na terceira idade é um fator indispensável para o envelhecimento saudável. Os problemas bucais mais prevalecentes nessa faixa etária são as cáries radiculares e a doença periodontal, que contribuem para a grande maioria das extrações dentárias. Assim, faz-se necessário um trabalho continuado de orientação para o cuidado da saúde bucal do idoso abordados nesse simpósio.

“Odontologia Hospitalar” – Dia 26  - das 9h às 12h  - O profissional dessa área desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente internado e na prevenção do agravamento de inúmeros quadros. O tema será amplamente debatido durante o congresso em um simpósio que apresentará a higiene bucal para o Paciente Hospitalizado, os cuidados odontológicos nas coagulopatias hereditárias, a atuação da odontologia no paciente oncológico, dentre outros.

Programação Social -
  O Congresso terá uma extensa programação social com a realização de festas em badaladas casas noturnas de Natal. Na quinta-feira,  dia 23, acontece o Forró com Turista, no Centro de Turismo de Natal, a partir das 22h e, ainda na quinta(23), haverá a opção para os congressistas de  festa no Seven Pub com uma programação voltada para o pop-rock com show de bandas locais e DJs natalenses. Dia 24, sexta-feira, o agito será no Peppers Hakk com o “Forró dos Plays” e “Naldinho Ribeiro” e também no bar Medievo Disco no bairro de Petropólis, local próprio para beber, papear e cair na dança ao som do pop rock e da música tecno.  Dia 25, sábadi, as festas acontecem novamente no Peppers Hakk dessa vez com as atrações  “Novo Grito” + “Brenno Senna”  e “DJ Gunner” e no bar Medievo Disco.

Ações Comunitárias  -
O Congresso contará com uma ampla programação comunitária com diversas atividades voltada para as crianças das escolas públicas de Natal. Está previsto a realização do Parque do Sorriso que acontecerá, no Centro de Convenções, nos dias 24 e25 de agosto, nos dois turnos, e da Gincana do Sorriso, no Ginásio do SESI, em Lagoa Nova, no domingo, dia 26 de agosto, a partir das 9h. A comissão de ações comunitárias já vem trabalhando previamente com  14 escolas da rede estadual do RN. Baseadas no tema “Um sorriso abre caminhos”(slogan da Comissão), essas escolas fizeram concursos de redação (para crianças de 12a 14 anos) e desenhos (para crianças de 8 a 11 anos).  

Parque do Sorriso  -
ao visitarem esse espaço, no Centro de Convenções, os estudantes participarão de um circuito que contém vários atividades: pescaria, jogo de argolas, tiro ao alvo, amarelinha da saúde, quebra cabeça, piscina de bolinhas, cuja temática será sempre a saúde bucal, abordando pontos importantes para obtê-la, como alimentação saudável, etiologia da cárie, higiene, escovação, dentre outros. Foi criado um cordel exclusivo para este evento cujo nome é o mesmo tema da redação e desenhos “Um sorriso abre caminhos” que será apresentado no Parque do Sorriso, além de paródias e poesias. No final do circuito as crianças farão escovação supervisionada, onde receberão um kit de pasta e escova doado pelo SESI que é nosso parceiro nessa empreitada da saúde.

Gincana do Sorriso  - as escolas deverão cumprir as tarefas prévias da Gincana, tais como:arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a Instituições carentes como forma de sensibilização social dos alunos e exercício de cidadania;levar para a Gincana 3 pessoas com mais de 60 anos com dentes naturais;levar para a Gincana 3 adolescentes ou adultos jovens sem cárie. As escolas vencedoras (os três 1ºs lugares) serão premiadas com uma coleção de Câmara Cascudo editada e doada pelo SESI para suas respectivas bibliotecas, onde todos os alunos poderão usufruir.Outras tarefas serão realizadas na própria gincana numa forma de competição saudável e de forma lúdica estaremos repassando aos escolares sobre a importância da saúde na vida de cada um. Informações sobre as ações comunitárias podem ser obtidas com a Dra.
Iris Costa coordenadora através do 99837593 e 88222411.

 VII Expodente Feira Odontológica – Grandes empresas, nacionais e internacionais, participarão do evento trazendo equipamentos e serviços de ponta para apresentar aos cirurgiões-dentistas, futuros profissionais e técnicos da área. A Feira funcionará durante os quatro dias do congresso.

Serviços
:
Data: De 23 a 26 de agostode 2012
Horário: Das 9 às 18h
Local: Centro de Convenções de Natal (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário