quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TRT-RN: JUIZ DE BRASÍLIA FAZ PALESTRA SOBRE PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO

Palestrante juiz Alexandre Azevedo (TRT do Distrito Federal)
O presidente do TRT-RN, desembargador Ronaldo Medeiros convida a todos os magistrados e servidores,  procuradores, advogados e operadores do Direito para uma palestra com o juiz Alexandre Azevedo (TRT do Distrito Federal) e membro do Comitê Gestor Nacional do PJe/JT, s
obre o Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho.
Serviço:
Data: Sexta-feira (17 de agosto)
Hora: 14 às 17h
Local: Sala das Sessões do TRT-RN
Av. Capitão-mor Gouveia, 1738 – Lagoa Nova


Saiba mais sobre o PJe na Justiça do Trabalho

O que é o PJe- JT
O PJe-JT é um sistema de processo eletrônico nacional, que irá substituir os processos físicos no Poder Judiciário. Foi desenvolvido inicialmente para a Justiça Federal, mas acabou adotado pelo Conselho Nacional de Justiça para servir de modelo a todas as Justiças.

O que muda, essencialmente, para os advogados e procuradores públicos?
As ações trabalhistas deverão ser propostas exclusivamente pela internet, assim como todos os atos processuais. O PJe foi concebido para ser utilizado com certificado digital, que funciona como uma assinatura segura no ambiente virtual. O primeiro passo, portanto, é adquiri-lo, pois sem ele não é possível acessar o sistema.

Onde se pode adquirir o certificado digital?
Várias instituições comercializam, inclusive a OAB. A lista completa você pode acessar na página oficial do PJe na internet: http://www.csjt.jus.br/certificacao-digital

Os processos em papel serão convertidos para o meio digital?
Não. Ações que começaram com papel vão terminar com papel.

Quais as vantagens do processo eletrônico?
São inúmeras. A começar pela comodidade de se peticionar do escritório ou mesmo de casa. É também o fim das filas nos balcões das unidades judiciárias e a busca desesperada por vagas de estacionamento. O conceito embutido no PJe é o de auto-atendimento, pois o advogado não precisa mais depender de ninguém para exercer seu trabalho - como ver um processo, por exemplo. Isso mesmo: a vista dos autos se dá 24 horas por dia, 7 dias por semana, bastando para isso estar conectado a internet. Os prazos são estendidos até meia-noite, e as intimações acontecem diretamente no próprio sistema.

Quais normas regulamentam o PJe na Justiça do Trabalho?
Existe uma norma nacional, editada pelo CSJT, e as regionais, por cada TRT. A nacional é a Resolução 94/2012 e no TRT-RN é o Ato TRT GP Nº 198/2012. Todas elas têm por base a Lei 11.419/2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial.

Onde obtenho mais informações?
No site oficial do PJe-JT, http://www.csjt.jus.br/pje-jt,  foi criada uma seção específica para o advogado. Lá você encontra manuais, vídeos demonstrativos e uma série de explicações sobre esse sistema que irá mudar a forma como todos - magistrados, procuradores públicos, servidores e advogados - lidam com o processo judicial.
F: AssCom TRT/RN 21ª Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário