quarta-feira, 8 de agosto de 2012

PALESTRA NO IBAMA: SITUAÇÃO DA PESCA NO RN

                    Pesca no RN: Nosso mar não está pra peixe
Diferentemente do que muitos pensam, a situação dos estoques de pescado no RN não é nada boa. A avaliação é dos analistas ambientais do Ibama, Marcelo Gomes de Lira e Juliana Zagalia, ambos engenheiros de pesca e com bastante experiência no assunto. Segundo eles, a pesca excessiva da lagosta e dos atuns – para ficar em apenas dois dos mais importantes recursos pesqueiros do RN – pode colocar em risco essas espécies num futuro bem próximo. Além de impactar o meio ambiente, a diminuição do pescado vai afetar também as comunidades de pescadores do estado, que ficarão cada dia mais marginalizadas. Esses e outros assuntos diretamente ligados à temática da pesca serão apresentados em palestra, na próxima 6ª feira, dia 10, a partir das 9h, no auditório do Ibama RN.

A palestra faz parte do projeto Doc Natal - ambiente e é aberta a todos os interessados. Quem assistir à palestra poderá participar também de um workshop que orienta como produzir boas imagens de vídeo com câmera fotográfica ou telefone celular. O auditório do Ibama fica na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1399, Tirol, Natal. Tel.: 3342-0430 / 9616-0711.

Compressor de mergulho: equipamento largamente
utilizado na pesca da lagosto porém proibido - seu uso
tem provocado danos incalculáveis nos estoques lagosteiros do RN

Projeto Doc Natal – ambiente
O projeto Doc Natal – ambiente, é uma iniciativa de analistas ambientais e de estudantes de cinema que abriram mão de produzir um documentário da maneira tradicional, individualista, para realizar uma obra compartilhada com os natalenses.

Fundamentado no slogan O que está errado com o meio ambiente na sua cidade? Não fale; filme o projeto quer estimular a população a produzir pequenos vídeos sobre a situação ambiental em seu município. Os melhores vídeos serão compilados num documentário que pretende retratar a percepção dos  cidadãos sobre os problemas ambientais na região metropolitana de Natal.


Além de não ter finalidade lucrativa, o projeto vai compor um arquivo com as imagens que forem produzidas. O arquivo será disponibilizado aos órgãos públicos de meio ambiente ou de planejamento para ajudar na elaboração de projetos ou na tomada de decisões.


Para participar do projeto basta gravar os vídeos e encaminhar aos organizadores com as informações básicas e a autorização de uso das imagens. Menores de idade podem participar, desde que com a autorização dos pais ou responsáveis. As imagens não precisam ser  profissionais, podendo ser captadas através de câmeras fotográficas ou mesmo telefones celulares.


Para o
s que quiserem se aprofundar nas questões ambientais ou melhorar sua performance na gravação de vídeos o Ibama oferece uma série de  palestras sobre temais atuais do RN, além de um workshop sobre produção de imagens. Todas as atividades são abertas e gratuitas. O Doc Natal – ambiente tem apoio do Ibama, da Universidade Potiguar (UNP) e da Ecoprimus Consultoria Ambiental.

Maiores informações sobre o Doc Natal – ambiente ou sobre as palestras estão disponíveis no site www.ecoprimus.com
F: AssCom Ibama

2 comentários:

  1. PARABENS PELO BRILHANTE TRABALHO DESSES ENGENHEIROS DE PESCA MARCELO E JULIANA,CONSCIENTIZANDO AS PESSOAS A RESPEITAR E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE,E A PESCA ILEGAL DA LAGOSTA.SUCESSOS SEMPRE.

    ResponderExcluir
  2. parabéns Marcelo Gomes de Lira pelo trabalho sério que vem desenvolvendo,é de pessoas como vc que precisamos,para ajudar a preservar o meio ambiente.Porque infelizmente tem muitos profissionais do ibama que se vende por propina,não está ali por dedicação e amor a natureza,e sim pelo dinheiro.Pude conhecê-lo,e admirá-lo,seu carater e profissionalismo.Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir