sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NATAL SEDIA XII CONGRESSO DE ODONTOLOGIA DO RN

Com cerca de 2mil inscritos, auditórios lotados e com apresentação dos avanços na área, iniciou ontem(23), o XII Congresso de Odontologia do RN. O evento,  promovido pela Associação Brasileira de Odontologia seção Rio Grande do Norte (ABO-RN), está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal e vai até o próximo domingo(26). Nesta edição o tema central  é o “Impacto da Tecnologia na Prática Odontológica ”. O congresso traz os principais avanços em pesquisa, tecnologia e ciência em Odontologia. Além de contar com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais da odontologia, essa edição contará com muitas novidades. Pela primeira vez , será realizado em paralelo ao congresso, o “I Fórum de Tratamento das Deformidades Dentofaciais do RN ”, bem como eventos já tradicionais como o III Congresso de Odontologia Legal do RN, a IV Jornada de Técnicos em Prótese Dentária do RN e VII Expodente.

Os profissionais, que estiveram no 1º dia,  além de se aprimorar tecnicamente puderam conferir as novidades do mercado na VII Expodente, Feira de produtos Odontológicos, organizada dentro do congresso. Dentro das novidades apresentadas chama a atenção a cadeira odontológica  inteligente e a evolução na área dos implantes dentários. Um dos estandes bastante visitado é o das lembrancinhas de  odontopediatria. São chaveiros, fantoches, bonecos, canetas que visam entreter as crianças e minimizar o incomodo, com a visita ao dentista dos pequeninos.

Nesta sexta(24) o congresso trará discussões importantes como a mesa “Pessoas Desaparecidas no Brasil: Direitos Humanos, Estratégias de Busca e Metodologias de Identificação”  – das 9h às 14h – dentro do Congresso de Odontologia Legal com a participação da Prof.ª Dra. Eugénia Cunha da Universidade de Coimbra Portugal. Discussões inovadoras como a questão do Banco de DNA de Pessoas desaparecidas serão apresentadas nessa mesa.

“I Fórum de Tratamento das Deformidades Dentofaciais do RN ”Presença  de doutores de renome internacional na área como o Dr. Rolf Marcon Faltin apresentando os avanços na área com o planejamento tridimensional através de softwares especializados e o Dr. Antenor Araújo. As Deformidades Dentofaciais são um grave problema de saúde, provocam alterações na estética facial (insatisfação pessoal, baixa auto-estima, etc), mastigação (dificuldade de mastigar alguns alimentos, problemas digestivos, cefaléia, dores na ATM, etc), respiração (respitação bucal, cansaço, etc) e fala (posicionamento errado da língua, dificuldade de pronunciar algumas palavras, etc). No Fórum serão abordados o panorama atual, os problemas correlacionadas como a relação com a apnéia do sono, as complicações e as indicações de tratamento.

Ainda dentro da programação do dia (24) será abordada a questão da Halitose um problema que atinge grande parte da população causando desconforto, mal estar e baixa na auto-estima. Será ministrado curso "Halitose na clinica dentária" das 14h às 17h desta sexta(24). Além de ser tema do curso, mais informações sobre o tema podem ser obtidas no stand permenente da Associação Brasileira de Halitose dentro da Feira Odontológica.

SAÚDE PÚBLICA ODONTOLÓGICA DE NATAL

Os Cirurgiões Dentistas que integram a rede pública de natal debaterão os principais problemas dos serviços no munícipio hoje de 9h às 12h, durante a mesa "Visão atual da atenção odontológica nos municípios de Natal/RN e Campo Grande/MS.

CÂNCER BUCAL

Uma questão importante em discussão no congresso é a prevenção e identificação precoce do câncer bucal.O assunto é preocupante devido a crescente inciência dessa enfermidade no Brasil sendo necessário alertar os profissionais e a população do RN, para as formas de diagnosticar e tratar precocemente o câncer de boca, a fim de diminuir o número de mortes causadas por essa doença.

O tema será debatido na mesa "Conhecimento, práticas e atitudes em relação ao diagnóstico do câncer de boca na visão do Cirurgião Dentista" das 14h às 17h neste dia (24). Entre os palestrantes da mesa estará Cassius Carvalho Torres Pereira,  convidado pelo Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte – SOERN, especialista em periodontia, doutor estomatologia, professor  da Universidade Federal do Paraná e Consultor do Ministério da Saúde em Estomatologia.


PARQUE DO SORRISO

Inicia hoje(26) a visitação de estudantes de escolas públicas do RN ao parque do Sorriso. Trata-se de um circuito que contém várias atividades como pescaria, jogos de argolas, tiro ao alvo, amarelinha da saúde, quebra-cabeça, psicina de bolinhas, cuja temática sempre é a saúde mental,  abordando pontos importantes para obtê-la, como alimentação saudável, etiologia da cárie, higiene, escovação, dentre outros. No final do circuito as crianças farão escovação supervisionada, onde receberão um kit de pasta e escova doado pelo SESI que é nosso parceiro nessa empreitada da saúde.

AÇÕES COMUNITÁRIAS

O Congresso contará com uma ampla programação comunitária com diversas atividades voltada para as crianças das escolas públicas de Natal. Está previsto a realização do Parque do Sorriso que acontecerá, no Centro de Convenções, nos dias 24 e25 de agosto, nos dois turnos, e da Gincana do Sorriso, no Ginásio do SESI, em Lagoa Nova, no domingo, dia 26 de agosto, a partir das 9h. A comissão de ações comunitárias já vem trabalhando previamente com  14 escolas da rede estadual do RN. Baseadas no tema “Um sorriso abre caminhos”(slogan da Comissão), essas escolas fizeram concursos de redação (para crianças de 12a 14 anos) e desenhos (para crianças de 8 a 11 anos).  . Foi criado um cordel exclusivo para este evento cujo nome é o mesmo tema da redação e desenhos “Um sorriso abre caminhos” que será apresentado no Parque do Sorriso, além de paródias e poesias.

GINCANA DO SORRISO

As escolas deverão cumprir as tarefas prévias da Gincana, tais como:arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados a Instituições carentes como forma de sensibilização social dos alunos e exercício de cidadania;levar para a Gincana 3 pessoas com mais de 60 anos com dentes naturais;levar para a Gincana 3 adolescentes ou adultos jovens sem cárie. As escolas vencedoras (os três 1ºs lugares) serão premiadas com uma coleção de Câmara Cascudo editada e doada pelo SESI para suas respectivas bibliotecas, onde todos os alunos poderão usufruir.Outras tarefas serão realizadas na própria gincana numa forma de competição saudável e de forma lúdica estaremos repassando aos escolares sobre a importância da saúde na vida de cada um. Informações sobre as ações comunitárias podem ser obtidas com a Dra. Iris Costa coordenadora através do 99837593 e 88222411.

PROGRAMAÇÃO SOCIAL

O Congresso terá uma extensa programação social com a realização de festas em badaladas casas noturnas de Natal.  Dia 24, sexta-feira, o agito será no Peppers Hakk com o “Forró dos Plays” e “Naldinho Ribeiro” e também no bar Medievo Disco no bairro de Petropólis, local próprio para beber, papear e cair na dança ao som do pop rock e da música tecno.  Dia 25, sábado, as festas acontecem novamente no Peppers Hakk dessa vez com as atrações  “Novo Grito” + “Brenno Senna”  e “DJ Gunner” e no bar Medievo Disco festa.

Serviços:

Data: De 23 a 26 de agostode 2012
Horário: Das 9 às 18h
Local: Centro de Convenções de Natal (RN)
Dr, Ivanóide Maia   9982-2433 (Diretor de Divulgação)
Dra. Iris Costa 99837593 e 88222411 (Diretora de Ações Comunitárias)
Dr. Lenilson Carvalho (Presidente de Honra do Congresso )
Outros Contatos com: Atual Eventos   3219-6611
Elys Rocha ASCOM  Congresso 9660-9171




Nenhum comentário:

Postar um comentário