segunda-feira, 26 de abril de 2010

35% DAS BRASILEIRAS VOTAM EM SERRA DIZ EL PAIS


Jornal Espanhol destaca importância do voto feminino no Brasil
Com 5 milhões de votos a mais que os homens, são as brasileiras que decidirão quem será o novo presidente do Brasil. E mesmo com duas mulheres na disputa presidencial, 35% delas votam em José Serra. É o que revela a matéria publicada hoje (26/04) na edição online do EL País.

O periódico destaca que este ano o Brasil terá 70 milhões de eleitoras - 1998 tínhamos 37 milhões e revela que o crescimento do eleitorado feminino se deve a expectativa de vida das brasileiras ser superior à dos homens.

Segundo o diário, apesar de termos duas mulheres disputando o poder, curiosamente 35% das brasileiras estão dispostas a votar em Serra, enquanto 25% delas preferem Dilma. “Lula sempre teve mais eleitores masculinos, foi a ausência de tres milhões de votos femininos que o fez disputar o segundo turno em 2002 e 2006”, revela o jornal.

De acordo com El País, os analistas dizem que elas votam mais em homens, porque a mulher no Brasil teve pouco protagonismo na política, enquanto é maior em outros setores, como na indústria, no jornalismo e no comércio.

“Comparado com outros países da América Latina, o Brasil estava em 2009 no antepenúltimo lugar no índice de participação parlamentar feminina, atrás apenas do Haití e da Guatemala” diz o diário.

A matéria revela no entanto que as mulheres estão acostumadas a ver outras mulheres atuando na política, como no caso da candidata Rousseff , sucessora do Ministério da Casa Civil após o afastamento do braço direito de Lula, o poderoso José Dirceu – que teve que deixar o cargo por acusações de corrupção e que logo trataram de chama-lá de “Dirceu com saia”.

O diário informa ainda que as brasileiras são as mais indecisas na hora de escolher seu candidato, segundo as pesquisas eleitorais. A indecisão se deve ao fato se serem mais pragmáticas e menos ideológicas que os homens e que costumam esperar até o último momento para conhecer as propostas de cada concorrente antes de decidir seu voto. Eleitoras conscientes.

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