Nesta sexta-feira (23), é celebrado o Dia Mundial do Escoteiro, movimento fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. O padroeiro do escotismo escolheu o dia de São Jorge, conhecido como o santo guerreiro, para festejar a cultura que visa desenvolver as habilidades, o altruísmo e a disciplina dos jovens.
O Corpo Nacional de Escutas - Escotismo Católico Português (CNE) é a maior associação de juventude portuguesa, e é também a maior associação Escutista em todo o espaço lusófono. É uma associação sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Roberto Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros, que se afirma como um movimento da Igreja Católica.
O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma tiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.
Escoteiros em Assu/RN – Foto divulgação de Joumar Jacson, diretor de comunicação do 28º Grupo de Escoteiros Nossa Senhora das Vitórias (Assú)
Um dos os objetivos principais do escotismo é formar as pessoas com conceitos dignos e apresentá-los à sociedade. Comprovadamente esses ensinamentos/aprendizagem a partir dos 9 anos, cria novos valores, assimilados e desenvolvidos pelas condições de vivência, participação, criando assim, auto estima pessoal e coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário