sexta-feira, 23 de abril de 2010

ESCOTISMO - DISCIPLINA E HABILIDADES ALTRUÍSTAS

Dia Mundial do Escoteiro é celebrado nesta sexta (23)



Nesta sexta-feira (23), é celebrado o Dia Mundial do Escoteiro, movimento fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. O padroeiro do escotismo escolheu o dia de São Jorge, conhecido como o santo guerreiro, para festejar a cultura que visa desenvolver as habilidades, o altruísmo e a disciplina dos jovens.
O Corpo Nacional de Escutas - Escotismo Católico Português (CNE) é a maior associação de juventude portuguesa, e é também a maior associação Escutista em todo o espaço lusófono. É uma associação sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Roberto Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros, que se afirma como um movimento da Igreja Católica.

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma tiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.

No Brasil, a data ainda recebe dupla comemoração. Em 2010, faz cem anos que os princípios do escotismo chegaram ao país, através dos oficiais da Marinha Brasileira, que trouxeram de uma viagem uniformes de escoteiros ingleses e propagaram a cultura por aqui.


Escoteiros em Assu/RN – Foto divulgação de Joumar Jacson, diretor de comunicação do 28º Grupo de Escoteiros Nossa Senhora das Vitórias (Assú)
 
Um dos os objetivos principais do escotismo é formar as pessoas com conceitos dignos e apresentá-los à sociedade. Comprovadamente esses ensinamentos/aprendizagem a partir dos 9 anos, cria novos valores, assimilados e desenvolvidos pelas condições de vivência, participação, criando assim, auto estima pessoal e coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário