terça-feira, 20 de abril de 2010

O PROGRESSO NECESSITA DA CONSCIÊNCIA FISCAL


Auditores levam educação fiscal para as escolas
Os auditores fiscais do RN estão levando para as escolas da rede pública um Programa de Educação Fiscal. O objetivo do trabalho é conscientizar os consumidores, especialmente os jovens, sobre a importância de pedir a nota fiscal no ato da compra.
“A idéia é contribuir para o desenvolvimento de cidadãos cada vez mais conscientes da importância de sua participação social, e do processo de arrecadação. Por isso começamos este trabalho aqui em Caicó”, explica a auditora fiscal Jucielly Lima, da 5ª URT.
Os auditores distribuem para os estudantes materiais pedagógicos sobre o Fisco e promovem palestras e gincanas. O trabalho é baseado no Programa Nacional de Educação Fiscal PNEF, criado pelo Ministério da Fazenda, através da Secretaria da Receita Federal do Brasil e pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) juntamente com o Ministério da Educação e em parceria com as Secretarias de Fazenda e Educação dos Estados.

A presidente do Sindifern, Marleide Macêdo, diz que o Programa de Educação Fiscal é um incentivo. E isso só é possível com o trabalho árduo dos auditores. “O Auditor Fiscal tem uma função bastante importante nesse processo de arrecadação e conseqüentemente de crescimento para todo o país. Afinal ele participa diretamente da fiscalização nos Estados”, ressalta a presidente.
No Rio Grande do Norte, os auditores fiscais desenvolvem ações para levar a Educação Fiscal a todos os lugares do Estado. Segundo o coordenador de Educação Fiscal da Secretaria de Tributação, Fernando Pessoa, a SET trabalha com três segmentos diferentes, mas todos ligados à educação fiscal; o Trabalho com as escolas, a Nota Solidária e o Show de Notas.
“O primeiro leva o assunto para ser debatido em sala de aula pelos professores capacitados. Enquanto os demais distribuem brindes como o ingresso para cinemas, teatros, shows e carnavais fora de época em Natal e no interior,” ressalta Fernando Pessoa.  Com isso, o Fisco quer garantir que os contribuintes peçam a nota fiscal em todas as compras, melhorando a fiscalização e arrecadação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário