quinta-feira, 8 de abril de 2010

O VALE DO ASSU PASSADO A LIMPO

Aluízio Lacerda 
O vale do Assu passado a limpo Palavras dizem muito, atitudes provam mais
Carnaubais assistiu por mais de uma hora as justificativas do ex-prefeito Ronaldo Soares, procurou numa abordagem franqueada de argumentos, dirimir fatos que a história do município tem registrado desde os primórdios.
Pra mim a conversa não produziu efeito solucionador, Ronaldo no seu jogo de palavras fez um jogo de cena, capaz de iludir alguém sem consistência da realidade que estamos vivenciando.
 Não me interessa quem foi o falsificador do mapa demarcatório, pra mim como cidadão de Carnaubais, afeito as demandas públicas, no campo político já fui vereador, já disputei mandato majoritário, no campo administrativo exercemos funções auxiliares, na minha humilde consciência como defensor nato da soberania da terra onde nasci, me apetece saber que existe um município sendo privilegiado, outro em decorrência do problema sendo prejudicado.
 È da nossa conta na condição de habitante responsável, lutar para que Carnaubais mantenha intactamente seus predomínios territoriais, garantidos pela demarcação original da sua emancipação.
Se a transferências de valores, alterações de limites, tivessem acontecendo com o Município de Serra do Mel ou Porto do Mangue, aceitaríamos com mais tranquilidade as divergências apresentadas pelo o IBGE.
 Possuímos quando fomos emancipados em 1963, uma faixa geográfica de 1.012 quilômetros quadrados, estamos depois do desmembramento dos municípios citados com a ínfima parcela de 553 KM2, isso é, se o Assu não conseguir tirar de nós as comunidades de Vila Nova e Mutambinha.
Ronaldo demonstrou ser um exímio gladiador, atraiu o prefeito Luizinho para campo neutro privilegiado, o prefeito apesar de possuir até bem pouco tempo a pecha de arrogante, desta vez foi humilde até demais.
No seu caso, na condição dele, imbuído do efetivo direito de gestor, teria recebido o ex-prefeito e ex-deputado Ronaldo Soares no seu gabinete, na prefeitura.
 Ronaldo deitou falação a sua maneira, fez com o desmembramento do “Porto do Mangue” grandes benefícios aos nossos co-irmãos litorâneos, em contrapartida prejudicou essencialmente Carnaubais, são afirmações que faço e assino. Hoje é bem melhor ser Prefeito em Porto do Mangue do que ser governante em Carnaubais, os pontos comparativos levam a consolidação em termos de receita e outros pontos da governabilidade municipal.
Nas entrelinhas da sua conversa, Ronaldo Soares, traçou um alvo comum pra atacar. Num determinado momento acendia sua vela, iluminando Ivan Júnior, depois variava sua claridade para o prefeito Luizinho, mas de forma sutil, deixava cada um em posição de choque, alimentando o desgaste entre os dois governantes.
Sou opositor aos que tentam subtrair condições de Carnaubais, independente de quem seja o governante de um municipio ou de outro, sempre agi em defesa do meu torrão.
Quando em 2007, houve manifestação popular a respeito do assunto em voga, não participei do ato promovido por Zenildo gestor da época, por me encontrar doente na data.
Ontem fui o primeiro a chegar no local determinado, é bem verdade ser hoje um aliado politico do gestor Luizinho, mas estaria presente se ainda fosse seu adversário.
Todavia, analiso em partes a vinda de Ronaldo Soares a Carnaubais, se estar sendo acusado de algo que venha se defender, mas não acato silentemente ele dizer, que o gesto da nossa população foi um ato politico,  pior ainda politicagem como afirmou.
A atitude  do nosso povo vai mais além, não é simplesmente politico, é cultural, econômico, socio-religioso, moral e soberano.
 Se nossa atitude é politicagem, a dele foi politiqueira, eleitoreira, não existe maiores explicações, a não ser que o anúncio de abandonar a politica feita no apagar das luzes da sua última administração em Assu, seja uma farsa e, ele esteja arrependido, procurando um álibi para o retorno.
 Reafirmo isso por possuir propósito semelhante, mas diferente de praticidade, logo após o resultado do pleito de 1988, no exercicio final do mandato de vereador, fiz uma entrevista na rádio Princesa do Vale, dizendo aos amigos que viessem a minha casa como amigo, conterrâneo etc, como candidato já não era mais preciso, não disse a ninguém que abandonaria a politica.  Ronaldo disse que abandonou, mas não aguenta uma simples alfinetada, não se admire se amanhã ou depois ele retorne a Carnaubais pra me contrapor.
Esmola grande cego desconfia
As declarações do Secretário de Saúde de Assu , Jader Torquato,  planejando construir um Posto de Saúde na comunidade de Vila Nova, cuja área historicamente sempre pertenceu ao município de Carnaubais, pretendendo ainda inserir uma equipe do PSF para atendimento comunitário na localidade, deixa bastante a desejar do ponto de vista lógico.
A investida faz parte de um maquiavélico plano de anestesiar as mentes dos moradores, querendo com isso barganhar simpatia de penetração numa região que o Assu nunca deu assistência de um simples Cibazol.
Fazer esse tipo de melhoramento assistencial da noite para o dia, está gerando desconfiança, principalmente nas comunidades adjacentes como o Poré e Fazenda Nova, comunidades pertencentes ao Assu que ao longo do tempo carecem de uma unidade de saúde e o seu  governante, faz vistas grossas as suas essenciais necessidades.
Está provado por A + B que "Cego diante de esmola grande desconfia", razão essa que leva os moradores da Vila Nova acreditarem que a iniciativa é apenas um envolvimento temporário como forma de garantir os royalties para o municpio governado por Ivan Júnior.
Por mais que o Assu venha prometer, as pessoas sensatas da comunidade, irão refutar categoricamente as ofertas.
O povo de Carnaubais tem soberania, dignidade e coragem de lutar contra esse descalabro administrativo, provocado pelos gestores assuenses, fato iniciado com Ronaldo Soares e continuado com Ivan Júnior.

Nenhum comentário: