sexta-feira, 9 de abril de 2010

O ESTADO E SUAS TERRAS DEVOLUTAS


Eficientes marcos do século XVI e XVII demarcaram por muitos anos as  terras brasileiras 
O grito de Carnaubais alertou outros municípios

Foi ouvido, visto, lido e retransmitido por muitos norteriograndenses a manifestação em ato público do povo de Carnaubais realizado dia 07 de abril, obstruindo a RN-106. Os objetivos foram alcançados, dentre eles, a expressiva participação popular. A perda dos royalties para Assu em conseqüência da falta de marcos divisórios entre as duas cidades, todo o Rio Grande Norte tomou conhecimento.

O fato chamou à atenção das populações e serviu de alerta para casos idênticos de tantas outras fronteiras que dividem outros municípios do Estado e, muitos deles sem demarcação, em locais de difícil acesso ou as vezes dividindo comunidades onde o local pode até ser considerado,  Terras Devolutas do Estado.

A responsabilidade para demarcação desses limites recai também na organização, ações e interesses de cada administração municipal, independentemente de serem áreas produtivas de petróleo. As comunidades existentes próximas a essas linhas de demarcação sofrem as conseqüências, ficam renegadas, com identidades falsas e sem sentimentos patrióticos. A exemplo de Santana do Matos  X Bodó, Santana do Matos X Florânia, Santana do Matos X São Rafael  onde existem problemas semelhantes ou os de maior gravidade, entre Santana do Matos X Fernando Pedroza onde neste caso já foi assunto publicado no jornal Cajarana, denunciando que eleitores foram transferidos ilegalmente para Fernando Pedroza e que até hoje, mesmo o Ministério Público tomando conhecimento, continua a situação ilegal dos registros.

A analogia é feita pela situação sócio, econômica dessas populações em proximidades com outras cidades sem ser a sede do município. Nesses casos os benefícios e ações administrativas são oficialmente preteridas e o assistencialismo político perduram, deixando essas comunidades sem identificação social e sem condições de representatividade.

O assunto teve tamanha repercussão na imprensa, justificada pela importância social ao mexer com os sentimentos do povo que nos surpreendeu. Muitos comunicadores sociais com a mesma sensibilidade preencheram seus espaços com destaque a matéria. São esses alguns site dentre outros que postaram o assunto:

1 - redacaocajarana.blogspot.com
2 - washingtonluizjunior.blogspot.com
3 - franciscogomes.blogspot.com
4 - aluiziolacerda.zip.net
5 - blogdaserra.zip.net
6 - luizinhocavalcante.zip.net
7 - tonimartins.zip.net
8 - magnomarques.spaceblog.com.br
9 - Wanderleymendes.blogspot.com
10 - chicodealba.blogspot.com
11 - kknoticiasrn.blogspot.com
12 - pastoralfamiliarapodi.blogspot.com
13 - thiago-cavalcante.blogspot.com
14 - blogdeanapaz.blogspot.com
15 – Jornal o Mossoroense
E muitos outros em todo o Estado.

Nota do Blog: Outros sites por comentários serão acrescidos no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário