terça-feira, 27 de abril de 2010

SANTANA DO MATOS E SEUS PONTENCIAIS INEXPLORADOS


Olho d´água sulforoso  nas encostas da serra de Santana em "Fervedeiras"
 Desbravando os sertões (de chapeu) o Jornalista/pesquisador Roberto Guedes e João Maria Costa, proprietário da Miami Imports em Natal 

Jornalista de Santana quer voltar a divulgar atividades de jipeiros

O jornalista Dutra Assunção, editor do jornal “Cajarana” e ultimamente também do “blog” homônimo, (redacaocajarana.blogspot.com) que produz a partir da cidade de Santana do Matos, em pleno núcleo da região central do Rio Grande do Norte, onde reside, quer voltar a divulgar as atividades dos jipeiros potiguares, com os quais passou a manter contato em 2.007, quando um grupo de “off roaders” foi conhecer as nascentes do rio Potengí e uma fonte de águas sulfurosas existente na zona rural de seu município.

Ele manifestou este interesse em mensagem que enviou ontem ao organizador daquela expedição, parte do projeto com o qual o Natal Jeep Clube procurava levar os “off roaders” potiguares a conhecer as nascentes dos principais rios que banham o território desta unidade federativa. Trata-se do jornalista Roberto Guedes, idealizador e fundador e hoje ex-sócio da entidade, que ultimamente passou a ser mais conhecida em Natal como “Clube dos Doze”. Por coincidência, é, também, o criador e editor de Notícias de Jipeiros

Esta é a mensagem que Dutra Assunção encaminhou a Roberto:
“Caro Jornalista Roberto Guedes:

O jornal e o blog Cajarana sentem-se honrados ao receber o Jornal Noticias de Jipeiros pela internet. E temos interesse em voltar a divulgar o trabalho do grupo de ‘off roaders’ coordenado por você, o qual, além de passar a imagem esportiva, com qualidade de vida, divulga o Estado contribuindo com páginas culturais de nossa história.

Renovo votos de estima e consideração,

Dutra Assunção
Jornal Cajarana”.

RESPOSTA DO EDITOR:
Caríssimo Dutra Assunção: eu e Notícias de Jipeiros agradecemos pela fidelidade a este periódico e pela interação que você tem procurado manter com os “off roaders” natalenses que ajudei a levar a Santana do Matos, mais de uma vez, conduzindo conosco, sempre, preocupações de ordem cultural, econômica e sócio-ambientais. Espero voltar brevemente a Santana, e torço para lá chegando ouvir dizer que finalmente os nativos tomaram alguma iniciativa com o objetivo de viabilizar a exploração racional das águas termais do município. Aliás, Santana do Matos tem tudo para se transformar num grande destino turístico para ‘off roaders’, algo de que tratamos com a prefeitura local, para em seguida nos entristecermos ao constatar que ela não valorizou as ponderações que então apresentamos.
Gostaríamos que o amigo nos fornecesse informações novas sobre o museu de antropologia que nosso amigo Gilson estava instalando em plena Santana do Matos, pois é um recurso que tende a atrair para seu município viajantes que se interessam pelo patrimônio cultural do Nordeste brasileiro.

Fraternalmente,
Roberto Guedes. 

Fonte: Notícias de Jipeiros
Jornalista Roberto Guedes

Nota do Blog
É oportuno aqui dizer as oportunidades oferecidas a Santana do Matos, mesmo até por pessoas de fora que visitam nosso município e que não são transformadas em ações empreendedoras por nossos políticos. À exemplo do trabalho feito por componentes do grupo “Off roaders” liderados pelo Jornalista Roberto Guedes em 2007. Na ocasião o grupo excursionista visitou a fonte sulforosa de Fervedeira nas encostas da serra de Santana. Os registros, histórico e fotográfico, acrescidos de informações técnicas apresentadas pelo jornalista, motivou alguns empreendedores e a população de Santana do Matos para que fosse feito uma pesquisa mais apurada por órgãos especializados para análise daquele ponto de águas termais no município. Pretensões essas preteridas, pelo descrédito do prefeito Assis Silva.

Assim registra os arquivos do Jornal Cajarana, em texto escrito em trilhas Off roaders pelo jornalista Roberto Guedes –
O que poderia ser uma trilha despretensiosa de jipeiros terminou se transformando num acontecimento que pode ajudar a vetorizar o desenvolvimento de uma meso-região do Rio Grande do Norte com reflexos positivos na economia e na saúde de muitos habitantes desta unidade federativa. Este é o balanço feito em Natal por jipeiros que participaram da expedição Trilhamiga, no município e nos arredores de Santana do Matos, na região central serrana do Estado, quando apontaram para a perspectiva de exploração de águas sulfurosas que afloram na localidade de Fervedeira, a poucos quilômetros da cidade”, concluiu o parágrafo, o jornalista pesquisador e historiador Roberto Guedes. Esses arquivos escritos por desbravadores, vejo também, como um referencial em páginas da história de Santana do Matos.

Nesses últimos seis anos outras opções que poderiam gerar emprego e renda foram desprezadas pela atual administração em Santana do Matos.  À exemplo do projeto turístico das “Pinturas e Gravuras Rupestres”, pesquisado e trabalhado durante três anos, onde no final, quando faltava apenas o investimento mínimo por parte da prefeitura para manutenção da estrada vicinal de Residência a São Vicente, construção de três ou quatro mata-burros e a trilha com uma extensão de 300 m da casa grande da fazenda ao sítio, o projeto foi desprezado por meras questões políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário