quinta-feira, 22 de abril de 2010

JOSÉ SERRA A ESPERANÇA QUE TRAZ AUTO ESTIMA AO TRABALHO


                     José Serra e Rogério Marinho 
Serra está satisfeito com o palanque do RN
Rosalba, Agripino, Garibaldi e Rogério Marinho formam a "aliança bem armada"
 Candidato a Presidência da República, José Serra esteve em Natal nesta quinta-feira (22/04) para um encontro com o empresariado potiguar. O evento que marcou o início das comemorações do aniversário a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, reuniu políticos, empreendedores e imprensa do estado.
Serra palestrou durante o almoço para 700 convidados, classificando a geração de emprego como prioridade para o Brasil, com ênfase ao ensino técnico que, segundo ele emprega quatro de cada cinco estudantes no estado de SP.
Para economia potiguar, o ex-governador citou a construção Barragem Oiticica, importante para irrigação e a fábrica da Barrilha, para área de energia. O tucano lembrou ainda da produção petrólífera, pescados e a produção de frutas.  “O Rio Grande do Norte pode mais se tiver o grande apoio do governo federal, que tem como função apoiar os estados”, enfatizou.
Serra elogiou o palanque potiguar, batizando como “aliança bem armada” o apoio dos Senadores José Agripino, Rosalba Ciarlini, Garibaldi Alves, além do líder do tucanato potiguar, deputado federal Rogério Marinho, para campanha eleitoral. “A vinda de Serra ao nosso estado na segunda semana pós-lançamento da candidatura fortalece a certeza de que o Nordeste e o RN terão uma atenção especial, além do fortalecimento da nossa militância política”, disse Rogério Marinho
Primeira visita de Serra a Natal-RN na fase de pré campanha. 
Veja alguns assuntos abordados em entrevistas e o que disse Serra:
 Preparado pra ser Presidente
“Ser presidente da República não depende apenas do sonho, depende  também do destino e é preciso combinar as duas coisas. Desde criança eu sempre imaginava entrar na vida pública e sonhei ser presidente, afinal sonhar não paga nada. De fato, essa oportunidade se apresentou agora. Vou dizer com toda sinceridade, como é meu costume, e com clareza, aliás como sempre,  eu me sinto preparado sim, pela minha formação, pela minha experiência e pela forma como eu vejo a vida pública.”
O Brasil pode mais!
“O Brasil vai bem,  tem melhorado. Inclusive nos últimos 25 anos conseguimos quebrar aquela inflação mensal de 12 a 20%, a democracia, a criação do SUS, inslusive no período recente temos coisas boas. Mas acho que o Brasil pode mais e vou citar, por exemplo, saúde, educação e segurança. Indiscutível que o país pode mais e o RN também, precisamos de muita coisa ainda pra decolar no desenvolvimento e no emprego pra população.”
Relação com o Nordeste
“Os adversários inventam qualquer coisa. A verdade é que eu quando fui ministro do planejamento, deputado constituinte e ministro da saúde a região mais privilegiada foi o Nordeste. Veja o que nós fizemos aqui na saúde: quando eu entrei no Ministério não tinha tido uma só cirurgia de catarata, essa que não permite vê direito ou te deixa cego. Nós fizemos multirão de cirurgia aqui no RN 45 mil cirurgias de catarata. Nós também dobramos o dinheiro da saúde pro NE, inslusive pro RN, em 4 anos. E muitas outras coisas... o Programa de Saúde da Família tinha 18 equipes quando eu entrei no Ministério e eu fiz 833 equipes a mais, cobrindo o Estado todo. Esses projetos de irrigação, como a adutora de Mossoró, por epxemplo, foi com dinheiro de projeto que eu fiz como ministro do planejamento. Muita coisa! Então se você for olhar de quem não é do Nordeste poucos homens fizeram tanto quanto eu pelo Nordeste. E mais ainda: eu sou de família probre, morava num bairro operário em São Paulo e lá chegaram os primeiros imigrantes nordestinos, de modo que eu topo um desafio pra ver quem sabe mais sobre Luís Gonzaga.”
Avançar o Bolsa Família
“O Bolsa Família ajuda muito, mas o que as famílias mais querem, além de poder viver hoje decentemente, é garantir o futuro dos seus filhos. Então você tem que fazer uma ligação entre Bolsa Família, educação e ensino profissionalizante. Outra coisa fundamental é a saúde. Temos que fazer uma integração entre as famílias cadastradas no Bolsa Família e atendimento de saúde. Eu quando fui ministro da Saúde criei o bolsa alimentação, que hoje faz parte do Bolsa família que reuniu algumas bolsas que já existiam, como bolsa escola, bolsa alimentação, vale gás e aí foi mais ampliado no atual governo. Mas não foi uma invenção do atual governo, foi baseado em programas de já existiam. Aliás na vida pública é assim. Vc chega num governo pega coisas que o outro já fez, às vezes melhora, às vezes dá continuidade, outra não, faz mais, faz coisas novas, mistura. Pra mim na política não é fla, flu, branco e preto, bons e ruins. Política é dar crédito a quem tem crédito e também criticar aquilo que não foi feito. Nada é ruim em bloco nem totalmente bom em bloco. Eu funciono assim e sempre fui assim, não tenho duas caras, sou muito parecido com o que eu era, naturalmente aprendendo cada vez mais.”
PAC
“Eu não vou parar nenhuma obra do PAC, pelo contrário vou tocar mais rápido. O aeroporto de São Gonçalo, por exemplo, que é tão importante para o RN fizeram a pista e não tem o terminal. Deveria ter começado a construção do terminal durante a própria construção da pista pois já tinha todo cronograma. Eu vou fazer esse terminal logo! A Barragem de Oitica que também tá no PAC e não foi tocada, mesmo sendo tão importante para controlar enchente, consumo das pessoas e irrigação, eu vou fazer!; A Barrilha no RN, matéria prima importante para a indústria, a empresa quebrou e ficaram sem nada. Eu vou botar a Petrobrás pra refazer a produção da barrilha. Enfim, o que estiver em andamento eu vou tocar mais depressa e o que não tiver sido feito eu vou fazer.”
Novo Porto para o RN
“Veja que o Ceará e Pernambuco têm portos importantes, eu ajudei os dois quando fui ministro de planejamento. Mas o RN não tem. Aliás falta ao RN um grande investimento, esses investimentos que puxam outros na área privada que é pra gerar emprego pra todo mundo. Aqui falta um bom aeroporto, que está a caminho mas precisa acelerar, e fazer o que é essencial; falta um bom porto pois esse atual tem até problema de dragagem; falta investimento maior da Petrobrás, já aqui é o maior produção de petróleo em terra do Brasil e você devia usar o petróleo pra fazer petroquímica. Nenhuma grande refinaria veio pra cá e a que colocaram aqui é aquém da capacidade. Eu pretendo fazer investimentos em refinaria e petroquímica. E sobre essa questão dos royalties isso precisaria ser melhor tratado, para beneficar o país como um todo, mas sem matar os estados que têm o petróleo e que já estão utilizando esses recursos há muito tempo, incluisve pra pagar saúde e educação.   
Proposta pra saúde
“Vou turbinar os genéricos de novo, porque eles não cresceram como podiam, ampliar pra 100% de cobertura o Programa de Saúde da Família, investir em hospital e investir em consulta médica, que foi o que eu fiz em São Paulo agora. Nós criamos a unidade chamada AME (Ambulatório Médico de Especialidades), você tem aí 25 especialidade (ortopedia, oftalmologia, nefrologia, etc) pra atender as pessoas. São 15 mil pessoas atendidas por mês em cada unidade dessa e quase 40 mil exames, que é uma coisa que também falta. Urina, sangue, radiografia...exames laboratoriais e de imagem. Nós temos que disseminar isso, espalhar isso pelo Brasil inteiro, especialmente nas regiões Norte e Nordeste que são as que mais têm problema na área de saúde e que mais dependem do Governo Federal. E reativar os mutirões que foram desativados. Multirão de cirurgia e de exames que davam tão certo.”
 Educação
“Temos que melhorar o aprendizado em Sala de aula. Eu como prefeito e governador ía dar aula na quarta série do ensino fundamental. Eu fui professor a vida inteira e ía dar aula, cada semana ou cada 15 dias uma escola. E dava aula, começo, meio e fim. Vi muito claramente que precisa melhorar o aprendizado em sala de aula e conheço isso como professor e como aluno, pois estudei a vida inteira em escola pública. Eu não teria podido estudar se não fosse a escola pública do Governo que você não paga nada. Agora tem que investir no professor e na professora. Na produtividade. Tem que incentivar. No Governo de São Paulo nós fixamos metas para cada uma das 5 mil escolas de São Paulo. Quem cumpriu recebeu até 3 salários a mais. Reforçamos a preparação dos professores, a qualidade, o mérito, preparamos o material escolar pros alunos estudarem e os professores seguirem e colocamos dois professores por sala de aula no primeiro ano do ensino fundamental para reforçar a alfabetização. O segundo professor é aluno universitário do curso de pedagogia. Ele recebe uma bolsa, vai lá e trabalha com gosto para reforçar e ajudar os alunos.”
 Segurança Pública
“A outra perna do tripé: saúde, educação e segurança. O Governo federal tem que se jogar na segurança, não pode ser apenas solidário e tirar o corpo, só fazendo coisas simbólicas, tem que se jogar como integrante, pois o crime organizado no Brasil está baseado no contrabando de armas e drogas, quem tem que combater o contrabando é o Governo Federal, inclusive criando novas forças dedicadas à segurança, fronteiras e até à calamidades públicas que estão assolando o Brasil com essas chuvas.”
                                 José Serra tem aliados de peso no RN - Foto: Canindé Soares
Palanque no RN
“Estamos aqui bem junto com Rosalba para Governadora, nessa aliança com o Democratas e outros partidos, até o PMN. O Agripino vai bem pro senado. Eu pessoalmente sou muito a favor do Garibaldi, de outro partido que não vai estar diretamente conosco, O PMDB, mas ele vai estar comigo! Nós até demos uma medalha pro Garibaldi em São Paulo porque quando ele foi presidente do Senado ele foi muito correto nas coisas que o Senado administra dos estados. E o Agripino todo mundo conhece, um companheirão de tantos anos. Temos bons parlamentares como é o caso do deputado federal Rogério Marinho... Enfim, muita gente boa, temos uma aliança bem arrumada no RN.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário