quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FALECEU MILCE TRINDADE - HOMENAGEM PÓSTUMA DO SOBRINHO ANILTON SOUZA


Milce Trindade e o sobrinho Anilton Souza  - Milce aos 93 anos por ocasião da última visita a Fernando Pedroza.

Morreu Milce Trindade. Adeus Minha Tia
Por Anilton Souza

Morreu hoje em Fortaleza as 11 horas, a matriarca da família Carvalho/Trindade, quando ia completar agora em Setembro 94 anos, Milce Carvalho Trindade.Tia Milce, dedicou a sua vida a família e a Fernando Pedroza, onde residiu e constituiu uma prole de 06 filhos. 

Nas décadas de 70/80, D. Milce como era carinhosamente tratada pelos Pedrozenses, era uma mulher avançada para a época, quando as coisas eram bastante dificies. Inovadora nas suas ações, criativa por natureza, hábil no trato com as pessoas e possuidora de uma liderança  incosteste, Tia Milce tentou modificar os  hábitos e costumes dos pedrozenses,  quando o associativismo era algo estranho para a época.

Criou o clube de mães, despertando assim, no seu povo, uma nova mentalidade, onde as mulheres começaram a despertar e procuraram sair da subserviência, algo comum para os princípios da época. Foi incentivadora da criação do primeiro mini posto de saúde em Fernando Pedroza.

A sua preocupação com a saúde e bem estar do seu povo era uma constante. Procurava entrar em contato constantemente com o executivo municipal Angicano, a fim de trazer para o lugar  beneficios para a sua comunidade. A instalação da maternidade, foi um dos seus sonhos, dando a mulher Pedrozense o direito de parir em sua cidade, com as devidas condições de bem estar e saúde.

Nunca se envolveu com politica partidária, pois tinha um pensamento que para ajudar ao povo, necessariamente, deveria existir primeiramente boa vontade e amor a terra. Fez parte como membro, da Comissão de Emancipação Político/Administrativa na década de 80, onde fazia questão de participar de todas as reuniões, com a sua experiência e liderança, a fim de tornar Fernando Pedroza território livre e soberano do julgo Angicano. Advinda do município de Santana do Matos, Tia Milce era a segunda filha do casal João Junqueira de Carvalho e Maria Sabina Braga de Carvalho, moradores do Sítio Serra do Gado, onde nasceu. Descendente das famílias, Braga, Carvalho, Assunção e Guimarães, Tia Milce foi um pilar, um ícone, que se destacou nessas tradicionais famílias de raízes Santanenses.

Casou-se com Luiz de França Trindade, agricultor, chefe de família, filho de Miguel Trindade, um dos responsáveis pelo desenvolvimento e criação do povoado de São Romão no final do século dezenove e início do século vinte, onde aqui residia. Tia Milce tinha um hábito constante na sua vida. A boa leitura.

Eu a considerava uma auto didata, pois sem recursos acadêmicos, era uma mulher intelectual e preparada para a vida. Ainda em vida, a Câmara M. de Fernando Pedroza, através de um Projeto de Decreto Legislativo, lhe conscedeu o nome de um conjunto residencial, no Auto Miguel Trindade, construído nas terras outrora pertencentes ao seu marido , e doadas por seu filho, o Cel do Exercito Brasileiro, Anchieta Trindade.

Os feitos e as ações de Tia Milce em Fernando Pedroza, são muitos e marcantes. Inalteceria por fim, a sua dignidade, honradez e amor a terra que adotou para viver e criar seus filhos. Deus a tenha em bom lugar, minha Tia.         
Anilton Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário