Acompanhamos a troca de galhardetes entre o governo e os professores do Rio Grande do Norte, como se fora tomadas em cenas épicas da histórica disputa entre gregos e troianos, agora sob o crivo dos tribunais de Genebra, sem interesses, objetivos ou fins. Os salários como fraqueza, os exércitos como salvadores. Mera coincidência como sarcásticas analogias milenares. Resultados desprezíveis, assim como se repetirão, as tentativas inúteis de mostrar alguma coisa a quem não deseja enxergar. Então surge o desgaste. O sistema enfraquecido, os conceitos polarizados, a ineficiência perdura.
Escolas do RN ainda não concluíram o censo escolar 2011
O prazo final para conclusão do Censo Escolar - Educacenso 2011 - se encerra no próximo dia 14 e mais da metade das escolas do Estado ainda não enviaram os dados. O Censo 201, teve início há mais de 70 dias em todo país, em 25 de Maio, mesmo assim, 50,50% das escolas do Rio Grande do Norte ainda não concluíram as informações. Após o fechamento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai abrir um novo prazo de trinta dias apenas para as escolas que cumprirem o prazo corrigir informações. As que perderem podem sofrer com perdas de recursos financeiros.
O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica - que envolve o ensino infantil, ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante - do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep, porém apenas há dois anos o sistema de informações é on-line. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação e cultura, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e como referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A coordenadora do setor Senise Doriana de Souza, alertou ainda que as escolas da rede privada, muito embora não disponibilizem de recursos do poder público, são obrigadas por força de lei a fazer o cadastramento, além disso, a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERNS - tem como condição as inscrições do aluno e da escola no Senso Escolar. O lançamento dos dados pelas escolas deve ser feito no módulo Situação do Aluno, na página eletrônica do Educacenso: www.educacenso.inep.gov.br.
As informações são fornecidas na própria escola, de forma online, no site do MEC por meio de quatro cadastros classificados em quatro dimensões. O cadastro da escola disponibiliza informações tais como a localização, os convênios firmados, os programas inseridos, a infraestrutura disponível, e dependências existentes. O cadastro dos alunos informa a turma, série, idade, sexo cor, frequência e um código de identificação que é a identidade escolar do aluno.
Para os professores o cadastro disponibiliza entre outras informações a disciplina que o professor ministra, os vínculos empregatícios, turma de exercício e a carga horária. Sobre a turma o censo requisita dados sobre a quantidade de alunos, horário de funcionamento, tipo de atendimento, disciplinas, atividades complementares, horários de início e de termino, modalidade e etapa da educação.
Na rede estadual, a Secretaria de Educação realizou um seminário de lançamento do Educacenso no início do cadastramento e um encontro de trabalho com os 32 técnicos das Diretorias Regionais de Educação - Direds - responsáveis pelo Censo Escolar. Os técnicos foram capacitados para serem multiplicadores das orientações e informações do Censo junto as redes pública e privada dos municípios circunscritos as respectivas Direds.
O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica - que envolve o ensino infantil, ensino fundamental, médio, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante - do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep, porém apenas há dois anos o sistema de informações é on-line. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação e cultura, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e como referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
A coordenadora do setor Senise Doriana de Souza, alertou ainda que as escolas da rede privada, muito embora não disponibilizem de recursos do poder público, são obrigadas por força de lei a fazer o cadastramento, além disso, a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte - JERNS - tem como condição as inscrições do aluno e da escola no Senso Escolar. O lançamento dos dados pelas escolas deve ser feito no módulo Situação do Aluno, na página eletrônica do Educacenso: www.educacenso.inep.gov.br.
As informações são fornecidas na própria escola, de forma online, no site do MEC por meio de quatro cadastros classificados em quatro dimensões. O cadastro da escola disponibiliza informações tais como a localização, os convênios firmados, os programas inseridos, a infraestrutura disponível, e dependências existentes. O cadastro dos alunos informa a turma, série, idade, sexo cor, frequência e um código de identificação que é a identidade escolar do aluno.
Para os professores o cadastro disponibiliza entre outras informações a disciplina que o professor ministra, os vínculos empregatícios, turma de exercício e a carga horária. Sobre a turma o censo requisita dados sobre a quantidade de alunos, horário de funcionamento, tipo de atendimento, disciplinas, atividades complementares, horários de início e de termino, modalidade e etapa da educação.
Na rede estadual, a Secretaria de Educação realizou um seminário de lançamento do Educacenso no início do cadastramento e um encontro de trabalho com os 32 técnicos das Diretorias Regionais de Educação - Direds - responsáveis pelo Censo Escolar. Os técnicos foram capacitados para serem multiplicadores das orientações e informações do Censo junto as redes pública e privada dos municípios circunscritos as respectivas Direds.
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