sábado, 27 de agosto de 2011

IDEMA APRESENTA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO VIRTUAL PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO

O diretor Marcelo Toscano lembra que o IDEMA tem procurado interagir com os diferentes públicos que necessitam do órgão de maneira eficiente.

Uma nova ferramenta de comunicação virtual para agilizar as respostas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN) junto ao Ministério Público Estadual e Federal foi criada. O Comunic@ do MP foi apresentado hoje (26), ao Procurador Chefe da República no Rio Grande do Norte, Fábio Venzon, em reunião com o diretor geral do IDEMA, Marcelo Toscano.  A exemplo do Comunic@ do Empreendedor, o Comunic@ do MP tem o objetivo de tornar mais ágil o atendimento às demandas que chegam ao órgão ambiental.

Fábio Venzon, que integra o Ministério Público Federal, elogiou a iniciativa do IDEMA, lembrando que vai sugerir que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA/RN) adote ferramenta semelhante. Já os promotores do Ministério Público Estadual vão participar de apresentação sobre a ferramenta no mês de outubro durante reuniões de gestão já agendadas. A Coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente, Rachel Germano, que também integra o Ministério Público Estadual, já participou anteriormente de apresentação do Comunic@ do MP.

O diretor Marcelo Toscano lembra que o IDEMA tem procurado interagir com os diferentes públicos que necessitam do órgão de maneira eficiente. “Estamos investindo em tecnologia da informação para resolver e agilizar os processos no IDEMA. O Comunic@ do Empreendedor foi implantado há dois meses e vem dando resultados muito positivos”. Ele lembrou que a comunicação virtual é importante tanto para o IDEMA como para o Ministério Público, reforçando a importância de manter uma relação transparente com os promotores e procuradores.

O Comunic@ do MP é uma nova funcionalidade do sistema de informática do órgão, o Cerberus. A nova ferramenta permite o controle de prazos de atendimento e envio de documentos. A interação será maior porque a partir de iniciada a comunicação pelo Ministério Público, o processo ocorrerá virtualmente. O sistema é simples, semelhante a um e-mail. Toda comunicação entre técnicos e Ministério Público será acompanhado pela Assessoria Jurídica do IDEMA.

O investimento em tecnologia da informação tornou-se a marca do IDEMA este ano. Foram colocadas em prática a pauta virtual hoje sendo usada pela Assessoria Jurídica e pelo Geoprocessamento. Além da tramitação paralela de processos, em que os processos digitalizados podem ser enviados para mais de uma pessoa simultaneamente. Outra inovação foi o acompanhamento direto da sala dos gestores do IDEMA das atualizações de processos em tempo real. Um gráfico, com todas as informações, está disponível para consulta dos mesmos revelando dados da produtividade do órgão.
COMUNIC@ DO EMPREENDEDOR

O Comunic@ do Empreendedor foi lançado em junho deste ano. Com a nova funcionalidade criada pelo setor de Tecnologia de Informação e Comunicação do IDEMA, o empreendedor recebe na Central de Atendimento uma senha e com ela acompanha seu processo. A senha permite que o empreendedor tenha acesso via Cerberus, sistema de informática que gerencia os processos do IDEMA, aos dados do seu processo por e-mail. O sistema permite que ele tire dúvidas das providências que foram solicitadas diretamente com o técnico. O link de acesso está na seção “serviços online” do lado direito da página principal do site www.idema.rn.gov.br.
F:AssImp

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