domingo, 22 de abril de 2012

AUMENTA NÚMERO DE VITIMAS SEM USAR CAPACETE NA REGIÃO CENTRAL DO RN

 Acidente de moto em Jucurutu/RN com duas vítimas fatais
Foto PM Jucurutu
Nos últimos dias foram vários acidentes de motocicletas com vítimas fatais na região central do Rio Grande do Norte. As matérias veiculadas nos sites omitem as prováveis causas dos acidentes, condições essas que aumentam consideravelmente a nefasta estatística. No momento, em Santana do Matos não opinam determinadas pessoas que concordaram que os condutores de motos pilotassem seus veículos sem capacetes no município. Opiniões foram manifestadas em 2011 quando o prefeito Assis Silva determinou severa fiscalização para que fossem cumpridas e observadas as normas de trânsito na cidade e na zona rural, principalmente o uso obrigatório dos protetores de cabeça.

Alegaram pessoas influentes da cidade que a região era muito quente e o uso do capacete incomodava e beneficiava, camuflando possíveis assaltantes. Sabemos que essas opiniões são mesquinhas e politiqueiras. Naquele momento, ficar ao lado do povo descumprindo a Lei e se expondo ao perigo era o melhor para aqueles representantes, porque assim, acomodados estavam todos os usuários de motos. Na verdade, uma falha de suas lideranças, uma omissão de análise e propósitos. Hoje as estatísticas impressionam e a população cobra  das autoridades as devidas providências a serem tomadas sobre o assunto.

Alguém deve ser responsabilizado pela prática criminosa do não cumprimento da Lei de Trânsito. Essas são as principais imprudências que matam nossos jovens no município e na região: 1) – Velocidade excessiva; 2) – Não usar o capacete; 3) - Dirigir sob efeito de álcool; 4) – Pilotar sem capacete pela madrugada após término de festas na área rural e  5)  Dirigir sob efeito de drogas.

Além dessas imprudências outros fatores  se tornam determinantes e agravantes, tais como: 1) - Impunidade/legislação deficiente; 2) - Fiscalização sem caráter educativo; 3) - Baixo nível cultural e más influências; 4) - Baixa valorização da vida; 5) - Ausência de espírito comunitário/exacerbação do caráter individualista e 6) - Uso do veículo como demonstração de poder e virilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário