segunda-feira, 30 de abril de 2012

NOS BASTIDORES DA POLÍTICA SANTANENSE


Foto montagem: Ionara, Mundoca e Lardjane
Aproxima-se a data limite para a realização das convenções que definirão as candidaturas. Nesse ínterim os pré-candidatos se expõem ante as resoluções e normas dos Tribunais Eleitorais. Em Santana do Matos, multas já foram aplicadas, mas, continuam os proponentes das três chapas em atividades articuladas de pré-campanha, apesar do olho vivo dos órgãos fiscalizadores.
Prefeito Assis Silva
Situação
Qualquer candidato indicado pelo prefeito Assis Silva se tornaria forte e competitivo. No último ano de governo do segundo mandato, ele continua empenhado, conseguindo recursos e realizando uma boa administração na cidade, dito assim, pelos próprios adversários. Em outubro terá a oportunidade de provar sua capacidade de transferência de votos. Indagado sobre a campanha, foi categórico: "minha participação na campanha vai ser igual a primeira: "vou visitar casa por casa, eleitor por eleitor em todas as comunidades deste município", afirmou o prefeito.

Assis Silva surpreendeu indicando e apresentando ao eleitorado a jovem enfermeira Ionara Leocádio, sem militância política, mas que aos poucos firma-se a candidatura com seu apoio irrestrito.

Oposição I
Min. Garibaldi ladeado por Lardjane e Jr
Lardjane Ciriaco e Dr Edvaldo Jr são pré-candidatos desde o dia 5 de Outubro de 2008, anunciados com emoção e entusiasmo, naquele inicio de noite, logo após a apuração das urnas, daquela memorável disputa. A derrota foi recebida com méritos e conformismo pelo brilho da campanha e reavaliação do povo onde a situação contava maioria de 1500 votos, sendo reduzidos a setenta, sendo reeleito Assis Silva.

Naquele ano, votos contados e acompanhados em tempo real, abertos códigos de urnas, urna a urna, gerou grande expectativa aos que acompanhavam ao vivo, o resultado final das apurações na empolgante campanha para prefeito em Santana do Matos. Em praça pública o líder Paulo de Tarso com inspiração de grande orador conclamou a população para a partir daquele momento, unissem forças e que a derrota serviria como aprendizado para aquela dupla que já era a partir daquele instante, pré-candidata para eleições de 2012!
 
Em momentos de emoção foram expostas naquele discurso as probabilidades de desgaste pela antecipação dos quatro anos de espera. Condição essa que serviu de estratégia e que hoje servem como prova de propósitos conscientes, amadurecidos e novamente submetidos ao julgamento do povo santanense.

Oposição II
Uma terceira candidatura quando indica ou sinaliza uma nova força no processo democrático, emanando  ideologia, conceitos e valores deve ser considerada progressista e independente, sinalizando assim, amadurecimento e opções politizadas. Seus postulantes, como pré-candidatos ainda não tiveram oportunidades de falar sobre suas propostas. Raimundo Miguel (PDT- Mundoca) e o médico Neto Nobre (Dupla filiação – Sub Judice) no TRE são pré-candidatos pela demonstração de interesses e articulações.

Romper ou dividir lideranças tentando quebrar a condição de bipolaridade de disputa no município, é uma faca de dois gumes. Fatores e condições definem o processo bipartidário. Famílias, despolitização, pobreza ideológica, divisão de classes, tradição e falta de informação, concorrem diretamente para continuar as decisões polarizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário