Dando
continuidade às ações do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de
Trabalho, no Rio Grande do Norte, o TRT-RN promoveu uma palestra no
canteiro de obras do estádio Arena das Dunas, na manhã desta
segunda-feira (2), para alertar os operários sobre os cuidados com a
saúde e a segurança do trabalho
Essa foi a primeira de uma série de encontros entre juízes e representantes do Ministério Público do Trabalho da 21ª Região com os trabalhadores da construção civil nos canteiros de obras.
Nesta segunda-feira, a procuradora do trabalho Ileana Neiva Mousinho conversou com os trabalhadores da Arena das Dunas e destacou a importância da conscientização de todos.
“Tanto os trabalhadores, quanto as empresas, devem atuar de modo a garantir a segurança e a saúde do profissional. São medidas que vão além do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e passam, também, pela vistoria diária das máquinas, observação das normas regulamentadoras e o conhecimento das atividades pelo operador”, orientou a procuradora.
Em sua conversa com os operários, Ileana Neiva também revelou que as principais causas de acidentes de trabalho na construção civil são: choque elétrico, desabamento e quedas de material e pessoas.
“Para evitar esses e outros acidentes é preciso que haja diálogo entre empresa e trabalhadores, e momentos de esclarecimentos como esse são muito importantes para aproximá-los”, defendeu.
Para a procuradora, “o trabalhador deve ter a noção de que não pode manusear equipamentos os quais não domina a técnica, bem como ele deve ajudar o colega quando percebe que algo está errado”.
A juíza do trabalho Simone Jalil, uma das gestoras do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho no Rio Grande do Norte, avaliou como bastante positiva a palestra proferida por Ileana Neiva para os trabalhadores da Arena das Dunas.
“É gratificante ver o envolvimento dos trabalhadores e da empresa com a saúde e a segurança do trabalho. Vamos continuar visitando obras, entre elas, a da construção do aeroporto de São Gonçalo”, explicou a juíza.
Para o operário Manoel Pantaleão Pereira, a palestra reforçou a sua responsabilidade com a segurança no ambiente de trabalho. “Na minha rotina eu já uso os EPIs, mas, a partir de hoje, vou prestar ainda mais atenção aos equipamentos e também nos colegas para ajudar em caso de necessidade”, garantiu o pedreiro.
F:
AsCom TRT - 21ª Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário