sábado, 10 de março de 2012

AMÉRICO PITA - POETA E PESQUISADOR DA CULTURA NORDESTINA

Poeta Américo Pita
Américo Pita - O escritor, pesquisador de literatura de cordel, poeta, músico e seresteiro por intervalos nas segundas, terças e [n]-feiras, sempre está com agenda cheia, até nos finais de semana. O violão, os amigos, a poesia e os acordes sempre foram fiéis companheiros. E quando ainda bancário, naquelas horas concentradas na mesa/birô onde exigia cálculos intermináveis de percentuais e dividendos do economista, a hora era essa, o poeta já requeria antecipada férias, sempre, por um bom motivo e oportunas. Preferencialmente de maio a junho ou na semana santa onde coincidências combinadas por momentos de lazer se tornavam expressões poéticas por si só ou pelas coisas e valores naturais de nossas origens. Lembranças vivas da comunidade de Serra do Gado, em Santana do Matos, onde tivemos oportunidades de encontrarmos no reduto de nossos pais e avós.

NOVOS TEMPOS
Américo Pita – Agora também cibernético conclama amigos, amantes da música e da poesia através de um E-mail com mensagem ostensiva pela causa de sua maior paixão: A Cultura Nordestina.

Mensagem de Américo Pita:

SÃO SETE OS MOTIVOS PARA SAIR DE CASA:


 “Preocupei-me com a pequena frequência dos (das) camaradas ligados à cultura poética no nosso meio. Vejamos a tenacidade de Rosa Regis, Jânia, Poeta Hegos, MC Garcia, Dr. Rubens, Tião, Deth e outros em favor da divulgação da poesia e, há mais de dez anos que frequento os ambientes culturais e nunca muda?! O número de pessoas não aumenta nunca?! Façamos o seguinte: cada um de nós escolhe 10 pessoas e lhes orientamos a cultivar a cultura e a arte, tanto poética como outros vetores pertinentes. Tá bom?

Em anexo estou lhes enviando a pesquisa que fiz sobre SARAUS EM NATAL. São sete motivos para vocês sairem de casa e se divertirem e se aculturarem. Ou vosmicês não precisam de mais cultura além da que já têm?

 SARAUS EM NATAL
1. Reuniões da Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel  – Ocorrem no Colégio Winston Churchill, Av. Rio Branco, Cidade Alta, nas segundas sextas-feiras do mês às 18 h. Responsável Presidenta Rosa Ramos Regis.

2. Feira de Cordel (parceria com Casa do Cordel) - ocorrem nas primeiras sextas-feiras de cada mês. O horário é o dia todo, terminando por volta das 19h. Local: Calçadão do IFRN/Cidade Alta; Responsável: Poeta Hegos e Poeta e Cordelista Abaeté.

3. Cordel do Shopping  - ocorrem nas penúltimas sextas-feiras. O horário é 19h. Local: Livraria Siciliano do Midway. Responsável: Poeta Hegos.

4. Potyversando, no Praia Shopping, ocorrem a partir das 18h. Dias 14/março (Dia Nacional da Poesia), 31/março, 14/abril, 5/maio, 2/junho, sempre aos sábados (exceto no Dia da Poesia). Responsável: Poeta Hegos,

5. Saraus do CRO (Conselho Regional de Odontologia): ocorrem nas primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, das 18 às 21 h. LOCAL: SEDE DO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA. Rua Cônego Leão Fernandes, ( rua perpendicular à Rua Mossoró, entre a Rodrigues Alves e Afonso Pena). Responsável Dr. Rubens Barros.

6. Sarau da SPVA ( Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN ): ocorrem nos segundos e quartos sábados do mês. LOCAL: IFRN – Avenida Rio Branco, das 17 às 19 h. Responsável: MC Garcia.

7. Saraus da Livraria Nobel – ocorrem nos primeiros e terceiros sábados do mês. LOCAL: Livraria Nobel – Av. Salgado Filho – ( em frente ao Hospital Walfredo Gurgel ). Responsável: Marcos Medeiros e Sr. Aluisio ( Acadêmico e proprietário da Livraria Nobel )."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário