quinta-feira, 15 de março de 2012

DANS - DUO MAIN TENANT - A DANÇA NA ESCOLA: A ARTE QUE COMUNICA EXPRESSA E TRANSFORMA

Num país em que pulsam o samba, o bumba-meu-boi, o maracatu, o frevo, o afoxé, a catira, o baião, o xote, o xaxado o funk, o rap, o hip-hop, as danças de salão, as danças eruditas como a clássica, a contemporânea, a moderna e o jazz entre muitas outras manifestações, é surpreendente o fato de a Educação Física ter promovido apenas a prática de técnicas de ginástica e (eventualmente) danças européias e americanas. A diversidade cultural que caracteriza o país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem. (PCNs, 1997).

SUGESTÃO DE PAUTA
JULIO MELO - Sete Lagoas/MG

A importância da Dança / Educação em seu aspecto interdisciplinar é possibilitar o processo criativo a autonomia e liberdade do indivíduo, possibilitando ao educando articular uma relação mais próxima entre o homem e a natureza, através da observação, sensibilização e experiências que estabelecem uma íntima relação entre os mesmos. Assim, o educando ao vivenciar corporalmente através do movimento, o tamanho, o ritmo, os movimentos dos objetos pelos fatores físicos como o espaço-temporal, peso e fluência, desenvolverá seus potenciais físico, mental, emocional e ficando mais sensível ao mundo que o cerca.

A Dança / Educação possibilita criar no educando uma consciência crítica exigente e ativa em relação ao ambiente que a cerca e estabelecer parâmetros de qualidade de vida do seu cotidiano. Por meio do domínio do seu corpo e de seus movimentos, o educando poderá entender melhor o sistema de objetos naturais e artificiais, o conjunto de estímulos sensoriais, perceber as formas e cores, os cheiros, os sabores, as formas de ruídos e movimentos. Desta maneira, os conteúdos deste bloco são amplos, diversificados e podem variar muito de acordo com o local em que a escola estiver inserida. Sem dúvida alguma, resgatar as manifestações culturais tradicionais da coletividade, por intermédio principalmente das pessoas mais velhas é de fundamental importância. A pesquisa sobre danças e brincadeiras cantadas de regiões distantes, com características diferentes das danças e brincadeiras locais, pode tornar o trabalho mais completo. (PCNs, 1997)

A dança como conteúdo da Educação Física escolar tem como objetivo levar a conhecer as qualidades do movimento expressivo como leve/pesado forte/fraco, rápidos/lentos, fluidos/interrompidos, intensidade, duração, direção, sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais; conhecer algumas técnicas de execução de movimentos e utilizar-se delas; ser capazes de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas, contribuindo diretamente para a formação do cidadão, pois, aprender a dançar envolve, além do desenvolvimento das atividades artísticas e estéticas, apreciar arte e situar a produção social da arte de todas as épocas nas diversas culturas.

Os Temas Transversais no que diz respeito aos aspectos que abordem diretamente a dança, podemos retratá-los através de: improvisações; composições coreográficas contextualizadas a partir da história, das ciências sociais e da estética.

Já a dança como Pluralidade Cultural o corpo em si já é uma expressão da pluralidade. No Brasil, encontramos diferentes biótipos e sua imensa variedade de movimentação, tornando-se evidente os aspectos sócio-político-culturais nos processos de criação em dança. Conforme as idéias de Marques (2003): Dançar, compreender, apreciar e contextualizar danças de diversas origens culturais pode ser a maneira de trabalharmos e discutirmos preconceitos e de incentivarmos nossos alunos a criarem danças que não ignorem ou reforcem negativamente diferenças de gênero.

A Dança e Ética devem ser no contexto de cada aula, através de reflexões. Como devo agir com o outro? (PCN,1997). Todavia, a Dança e Orientação Sexual conforme a proposta do documento supracitado pode incluir dentro de seus processos artísticos discussões, problematizações e questionamentos sobre corpo, dança e convívio social que incluam as transformações corporais na adolescência, relações de gênero, padrões de beleza e a mídia.

A Dança enquanto Educação para a saúde promove oportunidade para que os alunos identifiquem problemas, levantem hipóteses, reúnam dados e reflitam sobre situações relacionadas ao fazer e ao pensar essa arte na escola associada a ma vida saudável. Centrada no corpo, as aulas de dança podem traçar relações diretas com situações de dor e prazer, alimentação, uso de drogas e prevenção e cura de lesões, sem que se afaste de seus conteúdos específicos.

Portanto, a Dança e o Meio Ambiente devem intervir e transformar as relações humanas e/com o meio ambiente. No âmbito do ensino de dança, esta cooperação pode se dar simultaneamente em diversos níveis: Como um processo corporal interno. Ouvir, sentir, perceber e experimentar conscientemente as relações entre a respiração, musculatura, cadeias ósseas e as qualidades de movimento, a ocupação do espaço e a escolha das ações.

Por meio da Dança, o aluno experimenta outro meio de expressão diferente da palavra. Ao falar com o corpo, ele abre a possibilidade de conhecer a si mesmo de outra maneira e melhorar sua auto-estima. O simples prazer de movimentar o corpo alivia o stresse diário e as tensões escolares.

Nosso objetivo é valorizar diversas escolhas de interpretação e de criação, na escola e na sociedade. Situar e compreender as relações entre corpo dança e sociedade. E para atendermos aos objetivos propostos iremos trabalhar com temas que busquem desenvolver e contribuir para: a consciência corporal; expansão do vocabulário de movimento; a socialização e cooperação em grupos; a valorização da cultura.

A sociedade contemporânea, é importante levar os alunos à reflexões sobre o que é corpo, sobre sedentarismo que vivemos, sobre os movimentos mecânicos próprios da segunda metade do século XX até os tempos atuais, para que percebam o quanto é fundamental desenvolver o movimento consciente..

A dança como conteúdo da Educação Física escolar, também busca contribuir para implementar novas oportunidades de lazer e de ampliação da cidadania, colaborando para a construção de uma base menos distante de relacionamento entre os distintos grupos sociais que compõem a sociedade brasileira. Trata-se, portanto, de pensar a cultura como meio de criação para a liberdade e para um desenvolvimento integral de nossa comunidade.

Considerações finais
Existem coisas que não podem ser medidas pelos padrões convencionais. É o caso dos sonhos da imaginação, da fantasia. O sonho pode ser pequeno, mas pode transformar-se em algo muito maior. Na verdade, não é o sonho em si que importa, mas o que fazemos com ele.

Vimos o quanto a Dança pode contribuir para a formação psicossocial do indivíduo e como esta poderá ser aproveitada dentro do contexto escolar. Entendo que a partir destes esclarecimentos à dança poderá ser vista como mais um elemento capaz de possibilitar ao educando autonomia e consciência crítica.

Consideramos que a Dança na Escola poderá abrir novos caminhos que vise uma maior qualidade de ensino.

As autoras, Penha de Souza Paulo e Rosângela Maria da Silva são graduandas em Educação Física na UNIAB, e a professora Ana Patrícia da Silva, é licenciada em Educação Física e mestranda em Educação/UFRJ, UNIABEU.

Bibliografia

Brasil. Lei n. 9.394, 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996. 24 p.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.Coletivo de autores.
Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.Radespiel Maria.
Alfabetização sem segredos: novos tempos: educação física. Contagem: Iemar, 2000.
F: Cev.or.br
VIII EnFEFE - Encontro Fluminense de Educação Física Escolar

 


Um comentário:

  1. Bom dia

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 10

    17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;

    18 Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!
    Ele é o Caminho a Verdade e a Vida

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