quarta-feira, 28 de março de 2012

EMOÇÃO MARCA SEGUNDO ATO POR TRABALHO SEGURO EM ESTÁDIO DE NATAL

  1. A emoção foi a tônica do segundo ato público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil, realizado nesta quarta-feira, no canteiro de obras do Estádio Arena das Dunas em Natal no que integra a segunda etapa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Cerca de 600 operários receberam um kit com cartilhas e camisetas oficiais da Seleção Brasileira, assistiram vídeos e ouviram discursos sobre a importância da prevenção de acidentes.
 
Participaram do ato o presidente do TRT-RN, desembargador Ronaldo Medeiros, desembargadores e juízes do trabalho, representantes dos trabalhadores e dos construtores, dos órgãos do governo federal, do Ministério Público e das empresas constroem o estádio de Natal.

 
Flagelo social - O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, voltou a alertar para a necessidade da utilização de equipamentos de segurança.
 
Quase todos os acidentes do trabalho são evitáveis, afirmou Dalazen ao fazer referência aos elevados índices de acidentes nos últimos anos, principalmente na construção civil. "Em 2014 vocês serão os atletas, não da bola, mas da construção. Craques da construção", disse o ministro aos operários.
 
O presidente do TST destacou que a função da Justiça do Trabalho é de orientar, trazer informações para que se forme uma grande massa consciente na sociedade para evitar o que chamou de "flagelo social". O nosso papel é o de educar, é trazer a informação, alertar para o problema, afirmou Dalazen.
 
Os operários se mostraram entusiasmados com os discursos, com os sorteios, com a distribuição de brindes e, principalmente com a presença do ídolo Bebeto, representante do Comitê Local da Copa do Mundo de 2014. Eles chegaram a cantar a música Agora Vai Dar Tudo Certo (gravada por Zezé di Camargo e Luciano) e interpretada por um dos operários da obra.
 
O tetracampeão Bebeto foi bastante aplaudido e relembrou que "o Brasil está em 4º lugar do mundo em acidentes de trabalho. A gente tem que virar esse jogo e deixar de ser o 4º em acidentes para nos tornarmos o melhor do mundo".
 
EPI - Bebeto disse, ainda, que durante os 38 anos em que jogou futebol, nunca sofreu um acidente de trabalho. Ele recordou a lição que aprendeu quando chegou ao Flamengo, com o craque Zico, em seu primeiro dia de treino: o uso de caneleira e tornozeleira é fundamental para evitar acidentes.
 
"Assim como para os atletas de futebol são necessários equipamentos de proteção, para os craques da construção também é essencial o uso dos Equipamentos de Proteção Individual", alertou o tetracampeão.
 
A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline garantiu que "o Rio Grande do Norte vai dizer não ao acidente e vai dizer sempre: sim à vida. Essa responsabilidade é de cada um de nós".
 
Rosalba relembrou sua condição de filha de um trabalhador da construção civil para defender a importância do cuidado com a vida. "Quero todos com vida e com saúde. Vocês vão se cuidar se prevenir, você vai preservar sua vida. E não fique com esse conhecimento só para você, passe para os outros também".
F: TRT 21º Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário