quinta-feira, 29 de março de 2012

BASE NAVAL DE NATAL QUER ESTABELECER CONVÊNIO COM A UFRN

Um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Base Naval de Natal está sendo articulado com vistas ao intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições. O intuito é abrir a possibilidade de estágio de alunos da Universidade de diversas áreas do conhecimento.

Um documento oficial solicitando o estabelecimento de um convênio foi entregue à reitora Ângela Paiva Cruz na tarde desta terça-feira, 27, pelo comandante da Base Naval de Natal, capitão-de-mar-e-guerra Flávio Macedo Brasil.

A reitora Ângela Paiva Cruz fez um resumo da situação da UFRN, destacando que a Instituição é responsável por cerca de 40% da graduação e 90% da pós-graduação do estado.

Com mais de 34 mil alunos, desde o ensino infantil, passando pelo ensino técnico, até o ensino superior, “a UFRN tem uma grande responsabilidade social”, acrescentou a reitora.

A proposta apresentada pelo comandante objetiva criar oportunidades de pesquisa e “desenvolvimento de soluções técnicas e administrativas” envolvendo o corpo docente da UFRN, pós-graduandos e alunos de graduação.

As atividades deverão envolver áreas que vão além do mar, como engenharia, nutrição, educação física e assistência social.

A reunião do comandante da Base Naval de Natal com a reitora da UFRN contou ainda com a participação da vice-reitora, professora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes; do pró-reitor de Pesquisa, Valter Fernandes; do pró-reitor de Graduação, Alexandre Lara Menezes; da pró-reitora Adjunta de Extensão, Maria da Conceição Fraga; do diretor de Empreendedorismo, Marciano Furukava; do diretor do Centro de Biociências, professor Graco Aurélio Câmara Viana e do superintendente de Comunicação, José Zilmar Alves da Costa.

Incubadoras da UFRN iniciam novo projeto de Economia Solidária

Um novo projeto da incubadora Articulação e Fortalecimento de Empreendimentos Solidários (AFESOL) será instalado nesta quinta-feira, 29, às 19h30, no auditório do Campus da UFRN em Currais Novos.

O projeto é realizado em parceria com a Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Sociais e Solidárias (OASIS), ambas incubadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizadas no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e no Campus Central, respectivamente.

O evento, além de oficializar a instalação do projeto “Educação Popular e Pedagogia de Alternância: Potencialização das Ações de Incubação da AFESOL no território do Seridó Potiguar, no campus de Currais Novos”, tem como objetivo uma atualização dos conteúdos de Economia Solidária, principal tipo de empreendimento realizado pela AFESOL.

O professor Washington José de Souza, coordenador da OASIS, fará uma explanação sobre o que faz uma incubadora de empreendimentos populares solidários e da experiência da OASIS com esse tipo de negócio.

A palestra começa às 20h, após a solenidade de instalação do novo projeto, e tem como público-alvo os participantes da equipe do projeto, alunos do curso de CERES e todos que estejam interessados no tema da “Economia Solidária”.

Na sexta-feira, 29, será realizada a oficina sobre Empreendedorismo Social, Relações Interpessoais e Liderança, das 8h às 12h. A oficina disponibilizará 70 vagas.

O encerramento do evento acontece das 14h às 17h, além da avaliação e encaminhamento de trabalhos colaborativos entre a OASIS e a AFESOL.

Alternância


A professora Márcia Alves, coordenadora da AFESOL, explica que a Pedagogia de Alternância é uma modalidade de ensino voltado para educação popular e, que, nesse caso específico, é a economia solidária da cadeia produtiva do leite em Currais Novos.

A história da pedagogia de alternância remete a um método escolar voltado para o público rural, já que o intuito não era formar alunos como nas escolas tradicionais, mas sim desenvolver uma forma mais digna e lucrativa de vida no campo.

Hospital Universitário Onofre Lopes realiza Oficina de Canto Coral
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) realiza na sexta-feira, 29, às 10h30, na Sala 1 do Departamento de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma Oficina de Canto Coral.

A oficina tem por objetivo a formação do coral do HUOL e está aberto aos funcionários técnico-administrativos, docentes, alunos e pessoal terceirizado do Hospital Universitário.

Para realizar a inscrição na oficina é necessário que os interessados entrem em contat com a Diretoria de Recursos Humanos do Hospital Universitário Onofre Lopes através dos telefones: 3342-5089 ou 3342-5043.

PPGEM realiza Minicurso de Metodologia da Pesquisa em Comunicação
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o Minicurso de Metodologia da Pesquisa em Comunicação, no período de 2 a 4 de abril, das 9 às 13 horas, no Auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O evento conta com o apoio do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e será ministrado pela professora titular em Comunicação da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), Maria Immacolata Vassalo de Lopes.

O minicurso tem como objetivo atualizar a base da formação dos alunos de graduação e pós-graduação e a obtenção de domínio metodológico rigoroso. “O objetivo é que os alunos conheçam novos métodos e novas técnicas nesse meio e revejam seus projetos, de forma a melhorá-los”, explica a professora de Comunicação Social da UFRN, Valquíria Aparecida Passos Kneipp.

Durante o minicurso serão abordados dois eixos de discussão: a metodologia enquanto teoria e pesquisa, que enfoca a estrutura interna do campo de pesquisa como fluxo interativo de níveis e fases metodológicas; e enquanto prática de pesquisa, que se dirige para o exame sistemático das diversas operações metodológicas envolvidas em cada etapa do projeto de pesquisa.

Aula Inaugural

A professora Maria Immacolata também ministrará uma palestra sobre Pesquisa Empírica em Mídia e Comunicação, na Aula Inaugural de 2012 do PPGEM. A aula será realizada no dia 3 de abril, no auditório D do CCHLA, às 19h, e conta com o apoio do CCHLA, do DECOM e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG).

A professora Maria Immacolata Vassalo de Lopes possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado na Universidade de Florença, na Itália.

Tem ainda experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: campo da comunicação, recepção da comunicação, ficção televisiva e metodologia da comunicação.


UFRN firma convênio de colaboração com Universidade de Cuba
A pesquisadora Cristiane Elizabeth Costa de Macedo, do Departamento de Biologia Celular e Genética (DBG) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), teve projeto de estudo sobre produção de alimentos e de biocombustíveis aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério de Educação Superior de Cuba (MES-Cuba).

O projeto é desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), com vínculo ao Programa de Pós-Graduação das duas instituições.

A ideia é promover estudos sobre a produção de alimentos e de biocombustíveis a partir de plantas submetidas a estresse salino e hídrico, além de desenvolver atividades de colaboração entre as instituições de Cuba (Universidade de Havana - UH) e do Brasil (UFRN). Dentre as atividades de cooperação está incluso o intercâmbio de pesquisadores e doutorandos dos dois países.

As atividades do projeto começam a partir de junho deste ano e como primeira atividade de colaboração entre os dois países, a UFRN receberá a visita do pesquisador Eduardo Alfonso Ortega Delgado e uma doutoranda da Universidade de Havana (Cuba).

Já a segunda atividade será a ida para Cuba da professora Cristiane Macedo (UFRN) e do doutorando Yuri Melo, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa vinculadas ao projeto.

Além disso, o convênio firmado entre a UFRN e a Universidade de Havana visa estimular pesquisadores da instituição a buscarem o intercâmbio entre professores e pesquisadores que integram a rede de colaboração.

CURTAS

TESE
O doutorando Flaubert Mesquita de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, defende tese de doutorado nesta quinta-feira, 29, às 14h30, na sala de Reuniões do Departamento de Ciências Sociais. Os professores Edmilson Lopes Júnior, Homero de Oliveira Costa e Marcos Antônio Costa farão parte da banca examinadora que avaliará a tese, cujo título é: “Camaleões Sociais: um estudo sobre estelionatários, fraudadores e embusteiros em geral”.
PALESTRA
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) realiza nesta sexta-feira, 30, às 9h, no auditório do LABCOM, palestra sobre “Os Caminhos da Folkcomunicação na Atualidade: perspectivas para o século XXI”, proferida pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Osvaldo Meira Trigueiro.

BIOFÓRUM

O Centro de Biociências da UFRN, por meio do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia (DBEZ), realiza nesta quinta-feira, 29, palestra sobre Ecologia de Ariranha no Pantanal. O evento faz parte do Fórum Semanal de Discussões Científicas (BIOFÓRUM), promovido pelo Centro, que realiza a cada semana uma palestra com intuito de discutir diferentes temas da área. A palestra vai acontecer na Sala Imburana, das 10h50 às 12h, ministrada pela professora Caroline Leuchtemberger, formada em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
F: AgCom UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário