O IDEMA/RN investiu na
capacitação dos seus funcionários e apostou na eficiência administrativa
em busca de melhoria nos seus resultados. Em pouco tempo os resultados
apresentados mostram que o trabalho vem dando certo. O órgão conseguiu
diminuir gastos, ampliar o atendimento e aumentar a arrecadação para o
Estado do Rio Grande do Norte, garantindo assim investimentos maiores no
desenvolvimento sustentável.
Os números comparativos do ano
de 2010 e 2011 comprovam esta evolução em todas as áreas. A Central de
Atendimento do IDEMA, que passou por reformulações atendeu, no ano de
2010, 16.968 usuários. Em 2011, esse número saltou para 17.243
atendimentos. O número de licenças passou de 2.332 em 2010 para 3.799 em
2011.
A relação normal nestes casos
seria a de um aumento nas despesas do órgão, uma vez que a ampliação do
atendimento refletiria numa necessidade maior de gastos com diárias e
custeio, pois a atividade fim de fiscalização e licenciamento resulta no
deslocamento constante de servidores ao interior do Rio Grande do Norte.
No entanto, o que se viu foi uma inversão nessa equação. Graças a
capacidade de gestão dos dirigentes do órgão, houve redução drástica, por
exemplo, nos gastos com diárias. O IDEMA reduziu em cerca de 40% essa
despesa. Em 2010 foram R$ 714
mil pagos e em 2011 esse valor caiu para R$ 435 mil. A meta para 2012 é a
mesma, apesar de no início deste ano os números terem sido prejudicados
devido o acúmulo de pagamentos de meses subsequentes.
“Esses números representam a eficiência no trato
da coisa pública e mais que isso, a seriedade com que as verbas públicas
são tratadas na atual administração. Nossa meta é trabalhar mais e
investir o máximo possível na melhoria do nosso atendimento e na proteção
dos nossos recursos naturais. Esse processo de potencialização do uso dos
recursos não pode parar”, comentou o diretor-geral do IDEMA, Gustavo
Szilagyi.
Para comprovar que esta
eficiência pode ser atingida, o IDEMA, além de reduzir os custos, atender
mais e melhor os usuários, ainda conseguiu ampliar a arrecadação do órgão.
No ano de 2010, foram cerca de R$ 42 milhões arrecadados. Esse número
subiu para R$ 68 milhões em 2011. Esses recursos são reinvestidos na
estruturação e criação de Unidades de Conservação, fiscalização,
licenciamento e outras atividades que garantem o desenvolvimento
sustentável em terras potiguares. Só em 2011, o governo do Estado
inaugurou a APA de Bonfim Guaraíras, ampliou a APA de Piquiri-UNA e este
ano já inaugurou o Ecoposto da APA de Maracajaú. A meta do IDEMA é de
atingir cerca de 10% de áreas protegidas no Rio Grande do Norte, até
2015.
F: AssCom Idema
F: AssCom Idema
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