quarta-feira, 7 de março de 2012

NÚMEROS ATESTAM MAIOR EFICIÊNCIA DO IDEMA

O IDEMA/RN investiu na capacitação dos seus funcionários e apostou na eficiência administrativa em busca de melhoria nos seus resultados. Em pouco tempo os resultados apresentados mostram que o trabalho vem dando certo. O órgão conseguiu diminuir gastos, ampliar o atendimento e aumentar a arrecadação para o Estado do Rio Grande do Norte, garantindo assim investimentos maiores no desenvolvimento sustentável.
Os números comparativos do ano de 2010 e 2011 comprovam esta evolução em todas as áreas. A Central de Atendimento do IDEMA, que passou por reformulações atendeu, no ano de 2010, 16.968 usuários. Em 2011, esse número saltou para 17.243 atendimentos. O número de licenças passou de 2.332 em 2010 para 3.799 em 2011.
A relação normal nestes casos seria a de um aumento nas despesas do órgão, uma vez que a ampliação do atendimento refletiria numa necessidade maior de gastos com diárias e custeio, pois a atividade fim de fiscalização e licenciamento resulta no deslocamento constante de servidores ao interior do Rio Grande do Norte. No entanto, o que se viu foi uma inversão nessa equação. Graças a capacidade de gestão dos dirigentes do órgão, houve redução drástica, por exemplo, nos gastos com diárias. O IDEMA reduziu em cerca de 40% essa despesa.  Em 2010 foram R$ 714 mil pagos e em 2011 esse valor caiu para R$ 435 mil. A meta para 2012 é a mesma, apesar de no início deste ano os números terem sido prejudicados devido o acúmulo de pagamentos de meses subsequentes.
 “Esses números representam a eficiência no trato da coisa pública e mais que isso, a seriedade com que as verbas públicas são tratadas na atual administração. Nossa meta é trabalhar mais e investir o máximo possível na melhoria do nosso atendimento e na proteção dos nossos recursos naturais. Esse processo de potencialização do uso dos recursos não pode parar”, comentou o diretor-geral do IDEMA, Gustavo Szilagyi.
Para comprovar que esta eficiência pode ser atingida, o IDEMA, além de reduzir os custos, atender mais e melhor os usuários, ainda conseguiu ampliar a arrecadação do órgão. No ano de 2010, foram cerca de R$ 42 milhões arrecadados. Esse número subiu para R$ 68 milhões em 2011. Esses recursos são reinvestidos na estruturação e criação de Unidades de Conservação, fiscalização, licenciamento e outras atividades que garantem o desenvolvimento sustentável em terras potiguares. Só em 2011, o governo do Estado inaugurou a APA de Bonfim Guaraíras, ampliou a APA de Piquiri-UNA e este ano já inaugurou o Ecoposto da APA de Maracajaú. A meta do IDEMA é de atingir cerca de 10% de áreas protegidas no Rio Grande do Norte, até 2015.
F: AssCom Idema 

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