quinta-feira, 15 de março de 2012

SANTANA DO MATOS INICIA CAMPANHA DE MOBILIZAÇÃO DA OBESIDADE NAS ESCOLAS, PSFs E NASF

Estiveram presentes dia 14 de março nos stúdios da FM timbaúba a enfermeira Caterine Macêdo, a dentista Edimara do PSF de Barão de Serra Branca e Georgi, nutricionista do NASF . Os mesmos fizeram vários esclarecimentos relacionados a hábitos alimentares e obesidade infantil. A programação da mobilização saúde na escola é um alerta sobre a obesidade entre crianças e adolescente teve inicio dia 12/03 e irá se estender até o dia 12 de abril nas escolas, PSFs e NASF.
A jovem equipe de saúde dá entrevista na FM Timbaúba
ao comunicador social Gidenilson
• 1. Porque a obesidade é considera da multifatorial?
É Multifatorial porque existem vários fatores, fatores de risco que envolve hábitos alimentares errôneos, propensão genética, falta de atividades físicas, estilo de vida familiar, condição sócio-econõmica, fatores psicológicos. Então, essa dificuldade em se estabelecer um estilo de vida adequado pode se transformar em fator de risco para o desenvolvimento da obesidade tanto na infância quanto na vida adulta.

• 2.Quando a obesidade pode se manifestar?
A manifestação daobesidade pode acontecer em três períodos fundamentais. O Primeiro está vinculado ao período gestacional mas precisamente durante o último trimestre da gravidez, quando os hábitos alimentares da mãe podem influenciar na formação da composição corporal do feto. Os outros dias períodos críticos estão situados por volta do primeiro ano da vida e durante o segundo estarão do crescimento-pico decrescimento ( por volta dos 11 anos).

• 3.Quais são as consequências que a obesidade pode trazer?
A obesidade pode trazer inúmeras consequências e prejuízos ao indivíduos/portador. Com maior possibilidade de desenvolver várias complicações. Como as articulares ( artrites, artroses) , além das cardiovasculares ( hipertensão arterial, hipertrofia cardíaca e morte súbita), endócrino-metabólicas como predisposição a diabetes mellitus, hipergilcemia (aumento dos níveis séricos de glicose), hipercolesterolemia (aumento dos níveis séricos de colesterol).

• 4. Com relação á obesidade infantil, quais ações têm sido desenvolvidas para se prevenir?
Em relação á obesidade infantil, ela tem tomado grandes proporções principalmente em decorrência de maus hábitos alimentares, deficiência na prática de exercícios físicos e muitas horas gasta com atividades consideradas sedentárias como TV e vídeo game.As autoridades de saúde têm criado muitas iniciativas no sentido de enfrentar e prevenir a obesidade ainda na infância.As políticas públicas do Ministério da Saúde direcionadas ao atendimento da criança, o Programa da Atenção Integral a Saúde da Criança ( PAISC), o Programa e Combate ás Carências Nutricionais ( PCCN), e o Programa ou Estratégia Saúde da Família ( PSF). é no PSF, onde atuamos diretamente na prevenção e no combate da obesidade infantil, pois é lá que desenvolvemos ações diretas voltadas ao acompanhamento da criança, desdeo nascimento até os cinco anos de vida. Entre essas Ações podemos destacar o Incentivo ao Aleitamento Materno, ao Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento com o controle d epeso e altura através do Programa do CD. E assim, com a Estratégia Saúde da Família, através do Programa Crescimento e Desenvolvimento (CD), conseguimos desempenhar nossas atividades no sentido de cumprir as determinações do Ministério da Saúde na prevenção da obesidade infantil.

• 5. E o que podemos fazer para evitar/prevenir a obesidade adulta e infantil?
◘ No caso da obesidade infantil:
Incentivar as mães ao aleitamento materno, que é o melhor alimento, ela tem sempre a mão, pronto para saciar a fome do seu bebê.
Estimular bons hábitos com alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
Estimular a prática de atividades físicas, desde as brincadeiras de criança;
Desestimular uma dieta rica em gorduras, açucares, refrigerantes, o sedentarismo ( comuso excessivo de TV, videogame).

◘ No caso da obesidade na fase adulta:
Adotar a prática regular de exercícios físicos;
Manter sempre uma boa alimentação, saudável e nos horários corretos das refeições;
Cuidar não só da saúde física como da saúde mental;
Para se ter um estilo de vida adequado é importante eliminar os fatores que afetam a saúde e sobre os quais podemos ter controle, como por exemplo, o fumo, o álcool, as drogas, o stress, o sedentarismo.
F: santanadomatosemfoco.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário