sábado, 3 de março de 2012

RN É BEM AVALIADO PELO IDSUS 2012

O Estado do Rio Grande do Norte (RN) é o segundo Estado da Região Nordeste com maior Índice de Desempenho do SUS, segundo o IDSUS 2012, lançado na quinta-feira, dia 1º, pelo Ministério da Saúde. O índice avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde em todo o País e tem como objetivo subsidiar Estados e Municípios na melhoria da qualidade dos serviços de saúde. O RN alcançou índice de 5,42, ficando atrás apenas do Estado de Alagoas, com índice de 5,43. No ranking nacional o Rio Grande do Norte está em 12º lugar.


O Índice avaliou 24 indicadores, relativos à atenção básica, especializada ambulatorial e hospitalar, e de urgência e emergência. Foram avaliadas a infraestrutura de atendimento e a capacidade de solução dos problemas de saúde dos usuários.


Para o Secretário de Estado da Saúde Pública do RN, Domício Arruda, o IDSUS é uma ferramenta abrangente e que pode contribuir com a gestão. "O índice reflete também a Saúde Suplementar e o grau de satisfação dos usuários". Ele avalia que algumas áreas necessitam de maior atenção. "O maior problema do SUS ainda é o acesso, principalmente na urgência e emergência", explica.


A pontuação varia de 0 a 10, considerando a efetividade dos serviços de saúde e os resultados atingidos. Os indicadores avaliam, por exemplo, a cobertura estimada de equipes de saúde a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal e a realização de exames preventivos de cânceres de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos, e de colo do útero, na faixa de 25 a 59 anos. Para avaliar a efetividade dos serviços são considerados números de cura de casos novos de tuberculose e hanseníase a proporção de partos normais o número de óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o número de óbitos durante internações por infarto agudo do miocárdio.


O índice geral do Brasil ficou em 5,47. A região Sul teve pontuação de 6,12, seguida do Sudeste (5,56), Nordeste (5,28), Centro-Oeste (5,26) e Norte (4,67).  O levantamento de dados para divulgação do IDSUS considerou dados entre os anos de 2008 e 2010, e será realizado a cada três anos. 
F:  saude.rn.gov.br

Nota do Blog
Notamos pela amostragem do aferimento global, Brasil e municípios do Rio Grande do Norte, um melhor desempenho de cidades em regiões mais desenvolvidas do país e entre as 8 cidades do Estado com populações abaixo de 10 mil habitantes. Sendo Caraubas e Santana do Matos com populações acima de 20 e 13 mil habitantes respectivamente.

Sabemos do esforço que faz a Secretaria de Saúde de Santana do Matos, enfrentando as dificuldades existentes em assistir seus 14 mil habitantes que preenchem toda área do terceiro maior município do Estado. Mesmo assim, classificar-se em 10º entre os 167 deixa-nos curiosos. Curiosidade e preocupação ao mesmo tempo quanto aos critérios desta aferição. Os outros 157 municípios estão piores que Santana do Matos? Seria uma dura realidade.  Resta saber, quais foram os dados registrados e avaliados: desempenho, qualidade e acesso a saúde, envolvem a complexidade das estruturas físicas, equipamentos, classificação de pessoal, administração pública e determinação política.


Vislumbrados são os resultados obtidos por essas cidades bem classificadas e menos populosas. Esses melhores desempenhos, com certeza foram obtidos com mais dedicação e esforços pessoais. Outras estatísticas na própria área de saúde apontam grandes centros urbanos com recursos e estruturas com desempenhos indesejáveis, confirmando assim, ser a área, muito complexa em desempenhar suas funções, dependendo sempre da infra-estrutura e seus profissionais.


Os melhores desempenhos no RN entre seus 167 municípios.

Município / índice:
1° – Lucrécia / 6,87
2° – Santana do Seridó / 6,69
3° – Caraúbas / 6,33
4° – Parazinho / 6,33
5° – São Paulo do Potengi / 6,33
6° – Guamaré / 6,25
7° – Senador Georgino Avelino / 6,24
8° – Serra Negra do Norte / 6,24
9° – Acari / 6,22
10° – Santana do Matos / 6,22

Nenhum comentário:

Postar um comentário