segunda-feira, 12 de março de 2012

SEMARH PARTICIPA DO FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, participa a partir desta segunda-feira (12), do Fórum Mundial da Água que ocorre em Marselha na França. O Governo do Estado, por meio da Semarh, integra a Seção Brasil do Conselho Mundial da Água.
 
Realizado a cada três anos pelo Conselho Mundial, o encontro transformou-se no maior evento mundial sobre o tema.  A sexta edição do evento tem 400 membros institucionais de 70 países, com o objetivo de construir comprometimentos técnicos e políticos para a conservação, proteção, planejamento, gestão e uso da água em todo o planeta.
 
O 6º Fórum Mundial da Água tem como tema “Tempo de Soluções”, e propõe que os países, instituições e técnicos avancem, a partir de suas experiências, de um patamar teórico para a apresentação de soluções em temas como garantia de acesso aos serviços de água, harmonização entre água e energia, impactos das mudanças climáticas e gestão dos recursos hídricos, entre outros. 
 
A organização geral da participação brasileira em Marselha está sob a responsabilidade da Seção Brasil do Conselho Mundial da Água, criada com o objetivo de agregar segmentos e instituições envolvidas com o tema água. Sua composição atual, com cerca de quarenta membros, coloca o Brasil na condição de um dos principais países do mundo em termos de representação nacional junto ao Conselho Mundial. 
 
RIO+20 - Este ano, a importância do Fórum Mundial da Água ganha maior peso devido à proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em junho no Brasil. Por isso, o Conselho Mundial da Água organizou um evento especial intitulado “A Caminho da Rio+20”. Espera-se que as discussões que serão travadas nesta sessão sinalizem as principais questões sobre água a serem levadas ao Rio de Janeiro.
F: AssImp Semarh
Com informações da Agência Nacional de Águas (ANA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário